PEDAGOGIA CRISTÃ


Deus dará mais para aqueles que repartem o que tem, do que para os que só tem recebido, ele ainda acrescenta muito ao que já deu”. Santo Agostinho

Mar 4.25 “Então lhes disse : Pois a quem tem se lhe dará e ao que não tem até o que tem lhes será tirado.
Quem tem conhecimento procura aprender mais, terá sempre maior compreensão das coisas de Deus, porém quem não tem, e ainda despreza o ensinamento, perderá.
Cada vez mais a pouca compreensão que orgulhosamente pensa ter.

O teólogo Paulo Mazarem, fragmentou a palavra aprender sobre um ponto de vista trilateral:

1. Aprender a fim de ensinar
2. Aprender a fim de conhecer.
3. Aprender a fim de viver.

O aprender teológico é muito mais do que um estancar de conhecimentos, no Cristo da Fé, aprender é Encarnar na própria vida a vida de Jesus.
Jesus disse aprendei de mim, a quem diga que aqui está a diferença entre o Mestre e o Professor.

O Professor é aquele que transmite conhecimentos e mestre é aquele que ensina com a vida, ou seja reproduz ao discipulo, (Talmidim), a sua imagem e a sua Semelhança.

Para aprender é necessário seguir o Mestre, no período veterotestamentario, nós encontramos um exemplo claro do seguimento. Temos um grande exemplo na história profética,  Elizeu diz para Elias para onde fores eu irei, para seguir a Jesus é necessário fazermos o mesmo.

Seguir a Jesus não é simplesmente ir atrás de Jesus, por que isso a multidão fazia, a quem siga, porém de longe, não me refiro a este tipo de seguir.

Me refiro, ao Seguir em que se entra no caminho da vida de Jesus, pois Seguir a Jesus é deixar-se tocar por sua pessoa, é fazer parte da sua missão, é inaugurar o Reino e vencer as forças do Anti- Reino.

Marcos 1,20 diz que Thiago e João deixaram o barco e as redes e seguiram a Jesus, por que seguir a Jesus é fazer parte da sua missão. È aprender com ele é ser seu discípulo.

Paulo Mazarem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIMENTAÇÃO DOS TEMPOS BÍBLICOS

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

RELIGIOSIDADE NA ERA PALEOLÍTICA/NEOLÍTICA