Postagens

Mostrando postagens de Março 4, 2014

O QUE É LAICISMO?

Imagem
Não se pode falar de religião sem abordar o princípio do laicismo. Ele é, com efeito, a concretização de uma história milenar das relações entre Igrejas e o Estado, entre o Vaticano, os reis e os imperadores, entre o poder clerical e o poder político.

O laicismo não se decreta de um dia para o outro. Ele deve ser compreendido antes de ser imposto. É um gosto adquirido pela liberdade individual, e não resulta de um tabu.

Além disso, o termo "laicismo" vem do latim laicus, que não tem equivalente nem em inglês, nem em alemão, nem em árabe, nem em hebreu.

Laicismo não é ateísmo. Não é ausência de religião, mas a separação entre o poder temporal das instituições políticas e o poder intemporal das diversas religiões. Um espaço laico é um espaço neutro que não se opõe a nenhuma filosofia nem a nenhuma crença. A neutralidade do laicismo é a garantia de um tratamento equitativo e igualitário das crenças, sejam quais forem. Mas isso não implica a aceitação na esfera pública de culto…

ÁGUIA OU GALINHA?

Imagem
Esta é uma história que vem de um pequeno país da África Ocidental, Gana, narrada por um educador popular, James Aggrey, nos inícios deste século, quando se davam os embates pela descolonização. Oxalá nos faça pensar sempre a respeito.



"Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. 

Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha. 

Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista.

Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: 

- Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia. 

- De fato, disse o homem.- É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as outras. 

- Não, retrucou o naturalista.- Ela é e será sempre uma águia. Este coração a fará um dia voar às alturas. 

- Não, insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia. 

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, e…