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COMO ANDAR NO ESPIRITO?




Um cristão precisa andar no espírito? De fato é uma pergunta interessante por que não dizer retórica. O verbo grego para andar é peripateo, que significa literalmente “passear” ou “seguir”. Os seguidores do famoso filósofo grego Aristóteles passaram a ser conhecidos como peripatéticos porque eles seguiam Aristóteles em todos os lugares aonde ele ia. É importante destacar que Paulo não está se referindo a uma caminhada ocasional, mas de uma contínua experiência diária. Logo, andar  no espírito é uma escolha que necessitamos realizar diariamente. O segundo verbo é “ser guiado” (v.18) no grego é (ago) que significa submissão a direção que o próprio Espirito Santo dá aqueles que por ele são guiados e dirigidos. Destarte que a nossa tarefa não é liderar, mas seguir o desígnio do Espírito. 
Outro verbo que aparece é “viver” (Zao em grego). Com o verbo “viver”, Paulo se referiu à experiência do novo nascimento, que deve marcar a vida de cada cristão. Viver no espirito implica em ter “mente expandida” para além do hic et nunc (aqui e agora) da horizontalidade humana. Se Meta, significa “além” e Nous, significa tanto “mente” quanto “pensamento”. Quem vive no espirito pensa a partir de um nível elevado, verticalizado e metafisico.
Por esta razão vive a partir da noosfera[1] e não da atmosfera. Vive a partir da nous divino e não a partir dos sentidos físicos.

Uma outra palavar para andar em espírito é stoicheo, um termo militar que significa literalmente “colocar em ordem”, “manter-se no mesmo passo”, ou “sujeitar-se”. A ideia aqui é de que o Espírito não apenas nos dá vida, mas também dever orientar diariamente nossa vida.

Enfim, andar, seguir ou caminhar com cristo é submeter toda a nossa concepção e cosmovisão a seu senhorio. Os rabinos antigos tinham um ditado para os meninos: “Cubram-se com a poeira dos pés de seu rabino”. Um discípulo deve seguir o seu mestre tão de perto, andando bem atrás dele, a ponto de, ao final do dia, estar coberto com a poeira dos pés do mestre. A lição é que o discípulo não pode perder nenhum detalhe da vida de seu mestre, por que ele, o seu rabino (mestre) é o modelo do homem que você está se tornando.

Portanto seguir a Cristo e andar no Espírito é se deixar ser tocado pelo caminho de sua vida, é não ter nenhum ponto de vista que não seja o de Deus, a partir do evangelho. É encaixar os seus passos nas pegadas do mestre, é segui-lo em tudo, aplicando a vida dele na sua vida perguntando-se ininterruptamente se Jesus agiria como você em uma determinada situação.
Seguir a  Jesus é dar razões a sua fé de que você deve agir de modo que sua ação seja louvada universalmente. De modo que o que você faz os outros podem fazer tendo como critério sua consciência pura e sem mácula perante Deus e os homens. De modo que se você não puder contar como fez ou faz alguma coisa, é por que não há razões para fazê-la.
Então não faça aos outros, aquilo que você não quer que lhe façam.

Quando você age assim, pensa assim você transliterou o modus vivendi do espirito para a dimensão de sua vida física. Se tornando um cosmopolita com dupla cidadania. Uma dos homens e outra dos céus.

Paulo Mazarem
São José
25 Fev. 17

REFERÊNCIAS:

KIVITZ, Ed René. Talmidim: O passo a passo de Jesus. - São Paulo: Mundo Cristão, 2012. p. 8

Lição da Escola Sabatina. O evangelho em Gálatas. Out.Nov.Dez 2011. p. 151

Noosfera. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Noosfera. Acesso em: 25 Fev. 17






[1] No Conceito da Noosfera do filósofo francês Teilhard de Chardin, assim como há a atmosfera, existe também o mundo das ideias, formado por produtos culturais, pelo espírito, linguagens, teorias e conhecimentos. Seguindo esse pensamento, alimentamos a Noosfera quando pensamos e nos comunicamos. A partir de então, o conceito de Noosfera foi revisto e consequentemente sendo previsto como o próximo degrau evolutivo de nosso mundo, após sua passagem pelas posteriores transformações de "Geosfera", "Biosfera", "Tecnosfera" (temporária e em andamento) e então Noosfera.

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