Para além do Oriente e Ocidente


 


    O Ocidente moderno tem se destacado pelo seu racionalismo, materialismo e psicologismo. Para os racionalistas, a razão por si só realiza todo o conhecimento; para o segundo, só a matéria dá sentido à vida; e para os psicologistas, verifica-se um reducionismo do espiritual ou intelectual ao infra-humano. 

 

    Ao entrar em contato com civilizações tradicionais, o Ocidental pode sentir-se fascinado por aspectos de beleza, mas também inoperante (uma vez que sua racionalidade parcializada) ao se perceber diante de uma tradição milenar, cuja cosmovisão é em absoluto alteritária, deixa escapar aspectos que em certo sentido poderiam ser complementares. Não obstante, se o Ocidental se esquece do essencial, o Oriental é irrazoável no acidental.

 

       Talvez seja por este motivo que o racionalismo se encontra em suspensão com os seus colegas, não por suas críticas ou indiferenças contra a religião, que eventualmente são plausíveis, mas por sua negação da metafísica, uma vez que a racionalidade, o psicologismo e o materialismo, sem o conhecimento o metafisico tornam-se incompletos!

 

         É preciso dizer que a verdade não está em nenhuma das partes até aqui destacadas, uma vez que a transcende, isso significa dizer que enquanto não superarmos os condicionamentos impostos pelo modo particular e esquemático de se perceber o mundo, estaremos sempre a mercê de nossas peculiaridades (idiossincrasias) provincianas. Daí, o porquê de a dialética sem a metafísica estar condenada ao enfado e a metafisica sem a dialética não passar de uma pura ilusão noosférica. 


    Em suma, penso que é o conúbio dessas cosmovisões que nos darão acesso ao intelecto universal, para daí acessarmos uma realidade que supere ambas as cosmovisões! 

 

 

Paulo Mazarem

18 jun. 21

Florianópolis

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO