Deve-se chamar a atenção para a questão do nome “religiosidade popular”, pois acreditamos que a prática religiosa popular deve ser primeiramente pensada em uma instância psicológico-subjetivo, para num segundo momento ser analisada há nível de fenomenologia “coletiva”, levando em conta, obviamente uma pesquisa que pretenda ser cientifica e religiosa, seja ela “etno” ou “eclesiográfica”. Com isso deve-se levar em consideração os atores religiosos e o gregarismo que dele decorrem. Discutirei isso logo a diante, como a proposta foi análisar a celebração de corpus christi atrelado a religiosidade popular usei aqui o termo “eclesiografia” que é um neologismo pensado exatamente para a pesquisa “fora” da Igreja, pois ‘ [1] eclesia’ , além de “assembleia” significa “chamados para fora”, foi assim que o termo "Igreja" sensocomunizou-se no movimento pentecostal, por exemplo. ...
Procuramos por uma epistemologia, mas encontramos saberes! Nossa herança cartesiana dissolveu-se diante de outras geografias. Enfim, a ecosofia acaba por desvelar a intenção daquela velha monocultura.