INVEJA




INVEJA, NEM SEI O QUE É ISSO? 
Refinando os conceitos...


A presente reflexão não pretende esgotar o assunto, pois o tema é prolixo, porém quero ressaltar alguns aspectos da inveja como um sentimento inicialmente carnal e Anti-Deus, sublinhando que a inveja nasce especificamente da ingratidão humana em relação ao favor absoluto de Deus para com todos na distribuição de suas dádivas. 

A tradição católica classificou a Inveja como um dos 7 pecados capitais.

FRASES SOBRE A INVEJA:

Os rabinos dizem que os seres humanos têm inveja de todos, exceto de seus filhos e discípulos”.

Napoleão Bonaparte costumava afirmar que "a inveja é um atestado de inferioridade".

Martinho lutero disse que a "ingratidão, a soberba e a inveja são animais ferozes,quando mordem, deixam feridas profundas."

ENTENDENDO A INVEJA:

Mas o que é a inveja senão um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. É exatamente a inveja que gera o desejo de ter o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser).

Na mitologia grega, por exemplo na Ilíada, Homero narra que Helena de Tróia, possuía a reputação de mulher mais bonita do mundo e isso despertava a inveja em Hera esposa de Zeus.

A inveja já foi assunto para vários saberes sendo tema para literatura, psicologia, filosofia, e teologia.

Os psicanalistas dizem que existem várias modalidades de inveja, porém em suma a inveja é sempre um sentimento negativo, de acordo com R.N. Champlim "os maus sucedidos tem inveja dos bem sucedidos".

ETIMOLOGIA:

A palavra inveja vem do latim, "invidere", que significa olhar para alguém com maus olhos, de modo contrário.

ARMADILHA DOS PARES.

Outra observação é que a gênese da "inveja" está na armadilha da comparação. Pois a inveja não ocorre nos impares, mas sim nos pares.

Por exemplo, um jogador de futebol dificilmente terá inveja de um piloto de fórmula 1 e um piloto de fórmula 1 dificilmente terá inveja de um cantor por exemplo.

Agora jogador de futebol pode ter inveja de outro jogador de futebol, um politico pode ter inveja de alguém cujo carisma possa custar uma candidatura exitosa cujo fim resultará em muitos votos e uma possível eleição.

Enfim professores tem inveja de outros professores, Pastores tem inveja de outros Pastores, mulheres tem inveja de outras mulheres cuja beleza é superior, escritores tem inveja de outros escritores.

INVEJA NAS ESCRITURAS

Nas escrituras a inveja aparece já no primeiro livro da Torá.

O primeiro homicídio da história foi causado pela inveja de Caim, que matou seu irmão Abel, por não suportar a benevolência dos favores de Deus.

Isaque filho de Abraão teve seus poços entulhados pelos filisteus por causa da inveja.
Os irmãos de José resolveram mata-lo num primeiro momento e depois vende-lo, por causa da inveja.
Na harpa Judaica da nação de Israel no Salmos de nº 73 Asafe foi tentado por esse sentimento dada a prosperidade dos Maus, que os seus pés quase se desviaram se fosse ele olhar novamente para o Senhor.

Enfim a Bíblia está repleta de exemplos cujo resultado é sempre morte, difamação, perseguição, engano é o caso de Esaú e Jacó, Raquel e Lia, os evangelistas dizem que nosso Senhor Jesus foi entregue pelos religiosos de seu tempo aos romanos por causa da Inveja.

O sábio Salomão disse que a Inveja é a podridão dos ossos, isto é a desestrutura do ser. [Provérbios 14.30].

O apóstolo Paulo encerra o assunto dizendo que a inveja é obra da carne e aqueles que por esse sentimento perverso são possuídos não herdarão o reino dos céus.

FACEBOOK DA INVEJA

Hodiernamente pode-se dizer que o facebook é o instrumento perfeito para um mundo em que a inveja é um regulador social. Nele, quase todos mentem, mas circula uma verdade de nossa cultura: O valor social de cada um se confunde com a inveja que ele consegue suscitar.

CONSELHO PARA IMUNIDADE:

Portanto entendo ser necessário um cuidado psicológico para não ser contaminado por esse sentimento letal que desgasta os relacionamentos interpessoais, gerando inimizades, dissimulações, etc.

Mude de mente, não seja consumido pelas labaredas da inveja, da concorrência, da competição, do querer ser melhor que o outro a ponto de não quer na verdade vê-lo.

Siga o conselho cristão de Paulo, considere o outro, isto é o próximo, aquele que mais próximo de você está como seu superior, alguém que está ontologicamente do seu lado na perspectiva de Deus, porém acima hierarquicamente a partir de sua perspectiva humana, é somente assim que o homem consegue estar imune a Inveja.


Paulo Mazarem
Florianópolis, SC.
23 Mar 2014.



Referências:


BONDER, Nilton. A Cabala da Inveja. 3ª ed. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2004
CHAMPLIN, Norman Russel. Enciclopédia de Bíblia teologia e Filosofa. 7ª ed. São Paulo: Hagnos, 2004.

CONDE, Emilio. Tesouro de Conhecimentos Bíblicos.  2ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983.

Folha de S. Paulo. A Inveja dos outros. Disponivel <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/2013/08/1329734-a-inveja-dos-outros.shtml> Acesso: 23 Mar 2014.


Relação entre Ódio e Inveja - Prof. Luiz Felipe Pondé. Disponível<https://www.youtube.com/watch?v=CvLyFfvU6zE> Acesso: 23 Mar 2014.

Inveja- opinião do Psiquiatra. Disponível < https://www.youtube.com/watch?v=EmijWCY-4BY> Acesso: 23 Mar 2014.

A inveja é uma desgraça. Disponível< https://www.youtube.com/watch?v=OZ875wlopT8> Acesso: 23 Mar 2014.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIMENTAÇÃO DOS TEMPOS BÍBLICOS

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

RELIGIOSIDADE NA ERA PALEOLÍTICA/NEOLÍTICA