Pular para o conteúdo principal

A TROCA IMPOSSÍVEL (FÉ-RAZÃO)






Todas as teologias existentes no universo bíblico-teo-filosófico não passam de humanologias, recortes iconológicos, herméticos e reducionistas que jamais podem alcançar a magnitude apofática de Deus.

Acredito que isso se deva a limitação da razão que não consegue alcançar plenamente a transcendência, necessitando sempre daquilo que Kierkegaard chamou de “salto da fé”.

Os racionalistas (dogmáticos) não percebem que “Deus não cabe dentro de nossos esquemas teológicos”, como disse Ruben Alves “na verdade Deus é grande demais para ser apanhado, estudado, dissecado”.

Colocar dentro de um copo d'água todas as águas dos mares é impossível, simplesmente por que o infinito não cabe no finito e a eternidade extrapola a "temporalidade", assim é a mente humana limitada demais para alcançar coisas tão elevadas.

Por essa Razão é necessário compreender que a “Teologia não é rede que se teça para apanhar Deus em suas malhas, porque Deus não é peixe, mas Vento que não se pode segurar...”.

Destarte que é necessário se livrar do status ontológico atribuídos aos fatos sociais e à pretensão de se sustentar significados estritos de palavras e enunciações.

Para isso nada como uma leitura de Williard Quine. (1908-2000)

Nem uma hermenêutica nem mesmo uma exegese de sentido único, restrito, infalível são possíveis. O que resta então? A primeira alternativa para a teologia é simplesmente deixar Deus ser Deus e não enquadrá-lo em categorias humanas que nunca podem alcançar o “status Dei”.
De acordo com Alves, (1998, p.35):



D-us nunca foi visto. Razão por que os poemas sagrados expressamente proíbem que o seu nome seja pronunciado. Se D-us não se deu aos nossos sentidos, é pecado mortal pensar e dizer como ele é. A fala, o nome, criam a ilusão de que D-us é um objeto ao lado dos outros. Só de faltar “ele”, para se referir a D-us, já se cria a ilusão de que ele é macho. Se diz eu é “ela”, é fêmea. Mas não poderá ser um “isso”, como o vento, o fogo, a água? 


É necessário entender que a razão vai ser sempre um ponto de partida para uma meta-realidade e a linguagem um introito para a gênese de uma caminhada com a divindade, ele é o auto existente que se revela, tira o seu véu, dá-se a conhecer, mostra o seu rosto, a Gaudium et Spes¹, ensina-nos que Deus mostra o seu rosto ao mundo sempre que se revela, pois “revelare” significa “desocultar, fazer aparecer, mostrar-se”.

No entanto o conhecimento próprio da razão nunca é inválido ele auxilia a fé, da mesma forma que uma asa subvenciona à outra asa para juntas manter o voo.
Com isto quero memorar as palavras de Einstein quando disse que “a ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega”. O apóstolo Pedro disse “antes santificai a cristo como senhor em vossos corações, estando sempre preparado para responde com mansidão, o motivo da razão da esperança que há em vós”.  1 Pe 3.15.

Parafraseando a ciência (razão) e religião (fé) ambas se complementam e são homogêneas, isto por que as explicações diversificadas do mundo dada por ambos os saberes tem por finalidade em cada universo semiótico explicar a realidade ainda que em distinguíveis modalidades, sem, contudo negar a explicação seja por meio do “mito” ou da “história”.

Portanto o axioma que prevalece é o conúbio da fé e da razão e a importância de ambas não somente a para “Intelectus fides Quarens”, mas para a sobrevivência do ser em tempos onde a religiosísmo, o existencialismo e a deificação do nada (Niilismo) querem como capital culturas esgotar a sede de transcendência que não sacia nunca a alma humana.


1- Gaudium et Spes- ( Alegria e esperança) - Um dos documentos mais bem elaborados no concílio do Vaticano II. 

Paulo Mazarem


Referências:

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia, Martins Fontes, 2007.

ALVES, Rubens. Da esperança. Campinas: Papirus, 1987.p. 10.

ALVES, Rubens. Esquecer-se de Deus. Tempo e Presença, RJ, n.298, p.34-35, mai-jun. 1998.

CHAMPLIM, N.R, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Hagnos, 2004.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin