Pular para o conteúdo principal

PORQUE PROCURAMOS DEUS?








       
A pergunta retórica enunciada na temática proposta é de ordem geográfica. Um budista, por exemplo, não procuraria a Deus, isto, por que o budismo, é uma religião (a) téia, isto é, sem Deus.

Superando os regionalismos, minha insistente pergunta segue sua cadência, por que procuramos Deus? 

Deve-se, levar em conta que não nascemos na Ásia, nem sob um regime Marxista-Leninista, e obviamente não nascemos na Índia. 

Minha pergunta é para os que nasceram aqui no Ocidente, local que albergou à cultura judaico cristã, transmitida pelos nobres missionários jesuítas que nos presentearam com a monocultura cartesiana. Sim, a pergunta é para nós que não temos consciência histórica de nosso passado, que desconhecemos os dispositivos e mecanismos invisibilizados de dominação epistêmica. 

Coitados, (asiáticos, africanos, indianos, etc...) eles não tiveram a mesma sorte que nós ocidentais. Há muitos deles, (exceto alguns) a revelação não os alcançará. Portanto, por que procuramos Deus é a pergunta que eu faço para os ocidentais? E é claro, que eu mesmo terei a chance de responder, uma vez que sou autor da provocação. 

Vem comigo ...

       Todos devem saber que a ciência até os dias hodiernos não conseguiu (com) provar a existência ou inexistência de Deus.                  Mas, uma coisa o conhecimento racional conseguiu deixar claro: religião ao contrário do que muitos dizem faz bem para a saúde psicossomática do ser.

Um pouco de Ciência ...

       De acordo com o médico americano ¹Andrew Newberg, autor do livro Why God Won’t Go Away (“Por que Deus não vai embora”, sem tradução em português), a resposta está na arquitetura neurológica do nosso cérebro. Para ele, o mais desenvolvido órgão humano é especialmente calibrado para a experiência espiritual. Newberg afirmou a partir da análise de imagens captadas por tomógrafos que a oração e a meditação se manifestam no cérebro e concluiu  que a neurociência pode elucidar experiências místicas, deduzindo a partir de tal analise que o conceito "Deus" é fundamental para a sobrevivência da espécie humana.


Um pouco de história ...

       No entanto, se analisarmos historicamente as fenomenologias religiosas e por que não dizer culturais, vamos perceber que desde os paleantropídeos à busca pela transcendência, (ainda que lá tal experiência venha carregada com outras terminologias a essência em si é a mesma) é oriunda de incógnitas e perguntas existenciais das quais a ciência humana, ainda não proveu respostas, tais como: o que ocorre com a alma após a morte? Seria essa vida a única vida da qual dispomos? Ou ainda a pergunta vital e ética que o ser humano se depara diante das injustiças subjetivas, coletivas e estruturais que permeiam à vivência humana e que carregam as seguintes ponderações, do tipo, como pode alguém que exterminou, matou, roubou, lesou não pagar aqui e nem depois daqui por suas ações.
     Ora, tais reflexões, levam as mentes humanas a seguinte questão, essa vida aqui não pode ser a única forma de vida, seria injustiça cósmica demais. Então, por uma questão de lógica, (ainda que não à mesma utilizada para descrever os processos científicos) deve haver um tribunal metafísico que responsabilize e bonifique cada um por aquilo que realizou no plano que chamamos de plano material ou físico. Nessa perspectiva as religiões se debruçam com as mais diferentes concepções pós-vida, isto é, pós-morte para mitigar os conflitos que recaiem sobre essa temática. Da cosmovisão ocidental a oriental, das hibridizações teológicas aos sincretismos filo-antro-religioso, os homens querem encontrar nos mitos às respostas que nem sempre as epistemologias humanas dão conta. 

 Não é possível que aquele ou alguém que causou tantos males ao mundo, homens e espécie depois de tudo isso sem ser devidamente ou então a pergunta é por que afinal de contas procuramos Deus?

Quero partir da ideia que procuramos Deus por que nossas conexões neurais predispõem da divindade dentro de nós, porque fomos calibrados para a transcendência, porque nossa constituição é trina, isto é, não somos apenas matéria ou seres biológicos, somos espirito, procuramos por Deus por que nada nesta vida nos basta a não ser Deus. E digo mais procuramos Deus porque o relativismo, existencialismo, niilismo e historicismo modernos não são capazes de criar mecanismos para fazer com que a humanidade suporte os sofrimentos causados pela consciência da "história", consciência dos acontecimentos inexplicáveis e misteriosos que rondam nossa existência,  procuramos Deus por que deve haver um sentido trans-histórico e teleológico que justifique nossa busca por ele.

Para que vocês entendam vou contar-lhes uma parábola judaica que conta a história da princesa e do camponês, vocês conhecem?

Conta-se que um ²camponês desposou uma princesa e esse camponês esforçava-se para dar o melhor de si e do que tinha para fazê-la feliz, porém todos os seus esforços eram inúteis, pois a princesa era de linhagem real e já estava acostumada a uma vida de luxo de maneira que nada do que ele fazia era suficiente para contenta-la.

Você deve estar se perguntando o que isto simboliza quem são esses protagonistas.
A princesa da parábola é a alma e o camponês simboliza o mundo, por mais que o mundo tente preencher o vazio existencial latente da alma humana ele jamais conseguira.

Foi o bispo de Hipona, S. Agostinho que declarou assim: “Oh, Deus tu nos criastes para ti mesmo e a nossa alma jamais encontrará paz e descanso enquanto não retornar para os teus braços”.

O Dramaturgo russo Fidor Dostoievski afirmou o seguinte existe no homem um vazio do tamanho de Deus e eu complemento dizendo que esse vazio só Jesus pode preencher.  

Por essa razão procuramos Deus por que fomos criados por Ele não no sentido de posse, mas no sentido de finalidade.
Blaise Pascal diz que Deus só nos criou para si, para um dia tornar-se um de nós.
Por essa razão procuramos Deus, pois além de sermos criados para ele temos em nós o “Zoe” que é natureza de Deus.

Shalom

Paulo Mazarem

Referências:

1-     Deus é coisa da sua cabeça. Disponível:< http://super.abril.com.br/religiao/deus-coisa-sua-cabeca-446218.shtml> Acesso: 04 Ago. 2014


2-     A lei de Moisés, Torá. Rio de Janeiro. Ed. Sêfer, 1962. p.681

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin