Pular para o conteúdo principal

ALIMENTAÇÃO DOS TEMPOS BÍBLICOS

 



O livro de Gênesis nos relata que Deus concedeu à humanidade uma enorme variedade de plantas, ervas e árvores frutíferas, para servirem de alimento para sua subsistência e sobrevivência:

"Eis que vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente para que vos sirvam de alimento" (Gn. 1: 29).

Conta-nos ainda que Deus criou também os peixes, as aves e os animais, dando ao homem e à mulher a liberdade de reinarem so­bre todos eles:

"Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra" (Gn. 1: 26).

A Moisés, um de seus profetas, Deus ordenou que libertasse seu povo da escravidão do Egito e o conduzisse “para uma terra fértil e espaçosa, uma terra onde manam leite e mel" (Ex. 3: 8).

Assim, a Terra Prometida proporcionaria, ao povo hebreu, leite, mel, uvas, figos, romãs, amêndoas, azeitonas, além de leguminosas, como favas, lentilhas, e diversos tipos de grãos, como trigo e ceva­da em abundância.

"O Senhor, teu Deus, vai conduzir-te a uma terra excelente... uma terra de trigo e de cevada, de vinhas, de figueiras, de romãzeiras, de óleo de oliva e de mel"     (Dt. 8: 7-8).

Diante de tamanha riqueza, abundância e variedade de elemen­tos e ingredientes,e utilizando a inteligência e a liberdade que Deus proporcionou ao homem, podemos concluir que inúmeros eram os pratos preparados e servidos para a alimentação e, por que não dizer também, para o deleite e o prazer desse povo escolhido por Deus para Se revelar à humanidade.

Assim se expressa o autor bíblico no livro de Eclesiastes: "Eis o que eu reconheci ser bom: que é conveniente ao homem comer, beber, gozar de bem-estar em todo o trabalho ao qual ele se dedica debaixo do sol, durante todos os dias de vida que Deus lhe der. Esta é a sua parte. Se Deus dá ao homem bens e riquezas e lhe concede delas comer e delas tomar sua parte, e se alegrar no seu trabalho, isso é dom de Deus" (Ecle. 5: 17-18).

Mas, apesar de tudo isso, não encontramos na Bíblia, especifica­mente, registros de receitas dos pratos que eram consumidos nas refeições e nos banquetes mencionados com freqüência em seus textos, porém existem diversas referências aos ingredientes utilizados na época, como, por exemplo, em Ezequiel 4: 9, quando Deus ordena ao profeta: "Tomaras trigo, cevada, favas, lentilhas, milho e aveia,que guardarás num mesmo recipiente para fazeres o teu pão..." (Ez. 4: 9).
    
Da mesma forma, lemos, em II Sm. 17: 28-29, que, após uma dura batalha, Davi e seus soldados são recebidos pelos anfitriões com "(...) trigo, cevada, farinha, grão torrado, favas, lentilhas, mel, manteiga, ovelhas e queijos de leite de vaca... Trouxeram tudo isso a Davi e às suas tropas para que se alimentassem, dizendo: Estes homens com certeza sofreram fome, fadiga e sede no deserto".                                                            

A Bíblia, pelo que podemos observar nas entrelinhas, sugere-nos uma culinária típica, diversificada e bastante saudável, pois:

O leite era abundante na primavera e bastante consumido, in natura e também em forma de coalhadas, queijos e man­teiga. Era comum, nas refeições, servirem o iogurte, numa espécie de molho, sobre legumes crus ou cozidos e verdu­ras, da mesma maneira que utilizamos, hoje em dia, o cre­me de leite. Um queijo pastoso elaborado à base de coa­lhada era preparado para ser passado no pão, conforme fa­zemos, por exemplo, com a nossa popular maionese.

• Muitas leguminosas, como as favas e lentilhas; diversos ce­reais, como o trigo, a cevada e a espelta (uma espécie de trigo inferior e mais duro que o trigo comum); além de verduras e legumes servidos crus, também eram consumi­dos diariamente.

O pão, inúmeras vezes citado no decorrer da Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, era o alimento principal e o mais consumido pela população. Era pre­parado com cereais integrais, apenas triturados em mo­inhos de pedra, sendo, portanto, um alimento rico em fibras vegetais.

As aves e os peixes, normalmente, substituíam a carne vermelha. A carne vermelha de gado, graúdo ou miúdo, era consumida só em ocasiões especiais, sendo conside­rada até como um alimento de luxo, e era servida cozida ou, preferencialmente, assada. Diversas passagens bíblicas nos mostram o uso da carne como oferenda a Deus. Nos primeiros livros da Bíblia, os pedidos do povo a Deus eram santificados por meio de rituais en­volvendo animais assados (leia Gn. 8: 20-21). Os sacrifícios de animais eram oferecidos em ações de graças a Deus e serviam também para expiação dos pecados do povo (leia Nm. 15: 2-3).

O povo simples só consumia a carne vermelha em ocasi­ões muito especiais, como dissemos, nos sacrifícios, ou então para receber hóspedes importantes (leia Gn. 18: 7-8). Utilizavam geralmente as carnes de cabra, carneiro, vaca ou mesmo vitelo (verifique em I Sm. 25: 18; Gn. 18: 7; I Rs. 4: 23; Am. 6:4).

• A Lei de Moisés permitia-lhes ainda o consumo da caça, como veados, gazelas e gamos (citação em Dt 14: 4-5). Já o consumo de pombos, passarinhos e rolas era muito comum, pois essas aves eram abundantes e não custavam caro no mercado. As galinhas só foram conhecidas pelos hebreus no tempo do exílio, e os ovos, utilizados como alimento, só são mencionados no Novo Testamento. O peixe, nas regiões onde havia fartura deles, era o alimento básico do povo pobre.

O mel era bastante apreciado pelos israelitas e abundante na Palestina, sendo usado puro nas refeições ou na elabo­ração de pratos doces, substituindo o nosso açúcar refina­do. Aliás, entre os povos palestinos até hoje o mel é utili­zado como adoçante.

As frutas desempenhavam um papel importante na alimen­tação e na nutrição das pessoas. Frutas como uva, tâmara e figo eram muito apreciadas e consumidas, frescas ou secas. Também eram comuns as romãs, os abricós, os frutos do sicômoro (uma espécie de figo), as nozes e as amêndoas, e, após o exílio, foram introduzidos nos cardápios os limões, as amoras e os melões.                                                             
• Condimentos e ervas aromáticas, como a hortelã, o cominho e o endro (da família do funcho e da erva-doce), a mostarda, a alcaparra, o açafrão, a canela e o sal, eram utilizados normalmente para temperar e dar um sabor es­pecial aos pratos. 

• As bebidas usadas basicamente eram a água, o leite e o vi­nho. O vinho era tido como um dom de Deus (confira em Gn. 27: 28; Dt. 33: 28) e também uma fonte de alegria (ve­rifique emEcl. 9: 7; SI. 104 (103), 15; Jo. 2: 1-11). Prepara­vam também um vinho doce ou fermentado, às vezes aromatizado. Alguns vinhos eram obtidos a partir de ou­tras frutas, como o vinho de romãs (Cânt. 8: 2).

• Certas passagens bíblicas nos contam que os operários mata­vam a sede molhando pão em vinagre, tomado como água (Rt. 2: 14). Daí podemos entender, talvez como um gesto de misericórdia, o fato de os soldados oferecerem vinagre a Je­sus, agonizante na cruz (leia a passagem em Jo. 19: 28-30).

Sabemos que os israelitas foram subjugados e dominados, du­rante séculos, por diversos outros povos, como os egípcios, os persas, os babilônios e os romanos - e em diversas ocasiões. Logo, conclu­ímos que eles conheceram novos alimentos e absorveram outros estilos culinários, no contato com a cultura de seus opressores.

Paulo Mazarem
Florianópolis
09 Dez 15.

REFERÊNCIAS: 

KATER, A. M. Culinária nos tempos de Jesus. Ed. EBF, p. 4-7.

Comentários

  1. A comida além de alimentar o corpo, também é um alento à alma e motivo de união. Quando sentamo-nos à mesa com pessoas, forma-se uma corrente.
    Jesus reuniu seus apóstolos ao redor de uma mesa em comunhão, fazendo deste momento a consolidação do seu amor partilhando uma última refeição com seus escolhidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin