Pular para o conteúdo principal

COMO IDENTIFICAR UM PSICOPATA?


Em 1991 o psicólogo canadense Robert Hare criou o método de avaliação para diagnosticar os graus de psicopatia de uma pessoa e identificou os critérios hoje universalmente aceitos para diagnosticar os portadores desse transtorno de personalidade. Apenas no ano 2000 Escala Hare PCL-R (Psycopathy Checklist Revised) foi traduzida e validade no Brasil. 

Em Mentes perigosas, a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva revela esse sombrio transtorno de personalidade que acomete cerca de 4% da população mundial. A mesma é Médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Mas, afinal quem são os psicopatas? Psicopatas são sujeitos com um padrão permanente de déficit afetivo, em conjunto com um prejuízo do respeito aos direitos alheios (apud, Mosqueira et al., 2004). Caracterizam-se essencialmente por apresentar um padrão de comportamento regido pela falta de confiança e de sentimentos por outrem, [...]. 

1) MANIPULADORES: Psicopatas adoram instrumentalizar pessoas e reificá-las, isto é, torná-las objetos para satisfazer seus desejos e vontades. Para os psicopatas, as outras pessoas são meros objetos ou coisas, que devem ser usados sempre que necessários para a satisfação do seu bel-prazer. O primeiro estudo sobre psicopatas só foi publicado em 1941, com o livro The Mask of Sanity ( A Máscara da Sanidade), de autoria do psiquiatra americano Hervey Cleckley. Ele cita diversos casos de pacientes que apresentavam um charme acima da média, uma capacidade de convencimento muito alta e ausência de remorso ou arrependimento em relação as suas atitudes. 

2) MENTIROSOS: Possuem uma boa lábia e quando desmascarados permanecem firmes como se nada fosse nada, usam o poder da palavra para conseguir os seus propósitos. Eles investigam desejos e sonhos das pessoas com as quais convivem e depois usam isso para prometer mundos e fundos para as mesmas, dizendo aquilo que as suas vitimas gostam de ouvir. 

3) EGOCÊNTRICOS: Os psicopatas se veem como centro do universo e tudo deve girar em torno deles. Embora eles saibam que estão violando os direitos básicos dos outros, por escolha reconhecem somente as suas próprias leis. Eles também são empreendedores sempre pensam grande e costumam arriscar alto, mas, toda vez que isso ocorre, pode ter certeza de que o dinheiro arriscado é de outra pessoa, ou melhor, de mais uma de suas vítimas. E se por acaso tudo der errado, pode ter certeza a culpa nunca é dele, e sim sua. Eles são especialistas nisso, hábeis em culpar as outras pessoas por seus atos, eximindo-se de qualquer responsabilidade. 

4) SEM EMPATIA: Empatia é a capacidade de considerar e respeitar os sentimentos alheios. É a habilidade de se colocar no lugar do outro, mas fique tranquilo os psicopatas não ligam para isso, pois eles não sabem o que é EMPATIA. Os psicopatas estão preocupados única e exclusivamente com o seu BEM-ESTAR. Caso demonstrem possuir laços mais estreitos com alguns membros de sua família (esposa, filhos), certamente é pelo sentimento de possessividade e não pelo amor genuíno. Psicopatas gostam de possuir coisas e pessoas, logo, é com esse sentimento de posse que eles se relacionam com o mundo e com as pessoas. 

5) POBREZA DE EMOÇÕES: Muitos psiquiatras afirmam que as emoções dos psicopatas são tão superficiais que podem ser consideras algo bem similar ao que denominam “proto-emoções” (respostas primitivas às necessidades imediatas). Eles são 100% Razão e 0% Emoção. Porém, não se engane eles são capazes de convencer as pessoas que são capazes de vivenciar fortes emoções, no entanto eles sequer sabem diferenciar as nuances existentes entre elas. Uma outra coisa que os psicopatas não sentem é fobia, isto é, medo, isso por que suas amidalas cerebelosas são menores que as das pessoas comuns. 
Se você ao ler as características aqui descritas se identificou com algumas delas, acalme-se, pois apenas um profissional é quem pode avaliar se você é ou não um psicopata. 
Deixo como recomendação para um esclarecimento maior a referência filmográfica, “PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN”. Esse filme ajudará vocês que tem interesse pelo assunto a dirimir algumas dúvidas e a detectar tais sintomas. Mas lembre-se o veredicto final deve vir de um profissional. 

Abraços.

Paulo Mazarem 
Florianópolis
09 Jan. 15.


REFERENCIAS:

SILVA, Ana B. B. Mentes perigosas, o psicopata mora ao lado. Ed. de Bolso.- Rio de Janeiro: objetiva, 2010. p, 75-103.

Seria capaz de identificar um psicopata? Conheça a Escala de Hare. Disponível em: < http://gshow.globo.com/programas/dupla-identidade/Extras/noticia/2014/09/seria-capaz-de-identificar-um-psicopata-conheca-a-escala-de-hare.html> Acesso: 01 Jan. 15.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin