Pular para o conteúdo principal

A ASSEMBLEIA DE DEUS EM FLORIANÓPOLIS E O SEU CRESCIMENTO.




Paulo Mazarem [1]

De acordo com uma pesquisa quantitativa realizada na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) de Florianópolis contemplando o período de 1938 até 2011, realizada por um cientista da religião da Universidade de São José (USJ) chamado Elias Matos, constatou-se que o crescimento da IEAD ocorreu através de três maneiras:

Crescimento Proselitista[1]- crescimento por evangelização ou conversionismo. 

Crescimento Biológico[2]- crescimento por filiação, isto é, onde os filhos e parentes de crentes são batizados, dando prosseguimento à herança religiosa transmitida pelos pais ou familiares 

Crescimento Emigrativo ou Emigrador-   É quando os adeptos emigram de uma região (País, estado ou cidade, bairro) para outra.

A Assembléia de Deus em Florianópolis até 2011 (segundo a pesquisa) possuía 31 sedes de setor, no entanto, as pesquisas de campo foram feitas, diretamente, em 20 congregações sedes de setor, cabendo ressaltar que toda as sedes de setores possuem um pastor responsável que administra as demais congregações filiadas a ela, num espaço geográfico elaborado pela matriz (sede).

Na pesquisa foram estudadas 20 congregações (sede de setor) totalizando um numero de 3.210 pessoas. O estudo apontou que 1.019 são filhos de crentes dando uma porcentagem sobre os pesquisados de 31.74% esse é o maior número de relevância pela qual a igreja cresce (crescimento biológico).

Em segundo lugar, a pesquisa mostrou que o crescimento aconteceu através de emigrantes que na época listavam 850 fiéis que vieram de outra cidade e que não haviam se batizado nas águas em Florianópolis, tendo com porcentagem 26,5%, mostrando neste aspecto que a Assembléia de Deus em Florianópolis cresce, significativamente, por emigração.

Em terceiro lugar, foi constatado que o número de congregados era de 680 sobre as pesquisas feitas, com a porcentagem de 21,16%. É necessário relatar que este volume, na sua maioria é de crianças, adolescentes e jovens que ainda não passaram pelo rito batismal e um ou outro novo convertido.

Em quarto lugar esta o número de prosélitos ou convertidos, destacando-se no ranking quantitativo como o menor grupo, tendo como estimativa 661 pessoas e em porcentagem 20.60%, o que significa que a igreja Assembléia de Deus, em Florianópolis, mesmo tendo como menor número de crescimento o proselitismo, isto é via evangelismo, é significativo comparado a outras instituições religiosas. (Matos, 2012, p. 60 )


De acordo com a pesquisa, Itajaí foi a primeira cidade onde se estabeleceu a Assembléia de Deus em Santa Catarina, em 1931. De lá, ela espalhou-se pelo estado todo, chegando em Blumenau em 1931, Joinville em 1932, Imbituba em 1934, Rio do sul em 1936, Rio negrinho em 1941, Mafra em 1941,  Laguna em 1941, Canoinha em 1941, Lages em 1947, Camboriú em 1948, Araranguá em 1949,  Curitibanos em 1950,  Chapecó em 1951 e Palmitos em 1955.

Em Florianópolis a IEAD chegou e 1938 (segundo a pesquisa), sendo o primeiro culto realizado pelo Pr. André Bernadino no bairro do Estreito na Rua Gruta Baiana. Com o crescimento foi escolhido o Pr. João Ungur para cuidar dos congregados. 

Pr. João Ungur, com a esposa Milda e as filhas Ester e Dulce 
Fonte: Página da Assembléia de Deus de Florianópolis[2].

Em 1940, o missionário JP Kolenda passou a exercer a responsabilidade do trabalho alugou um salão no bairro de coqueiros, local onde foi construído o primeiro templo. 


Pastor JP Kolenda, a esposa Margarida, e as filhas Dorothy e Grace
Fonte: Página da Assembléia de Deus de Florianópolis[3].

Também abriu um trabalho no salão próximo ao Cais Frederico Rola, no centro da cidade, o qual foi transferido para a rua conselheiro Mafra, onde permaneceu até 19 50 de abril de 1952, ocasião onde foi inaugurado o templo sede na rua: Felipe Schmidt, 114. Hoje rua Felipe Schmidt, 786. Em 1990 a igreja contava com 5.102 filiados entre membros e congregados. Tinha uma sede e 30 congregações na grande Florianópolis. (CONDE, 2000, p.267). Em 2012 contava com 8. 369[3]

De acordo com o site da IEAD, em 1951, foi comprado um terreno na Rua Felipe Schmidt, número 114, pelo preço, à época, de “Hum Conto e Cem Réis”. A igreja financeiramente pobre, precisou de um grande esforço dos crentes para construir o templo e contou ainda com a ajuda da missão americana.  De 1970 a 1997, presidiram a Assembleia de Deus de Florianópolis, os pastores: Waldomiro Souza, Pedro Isidoro Cardoso e Valmor Leonel Batista.

Enfim a pesquisa mostrou que desde sua origem 1938 até 2011 a IEAD em Florianópolis cresceu significativamente, estando hoje seu desenvolvimento circunscrito de acordo com a pesquisa no plano do crescimento biológico. 


REFERÊNCIAS:

MATOS, E. Aspectos do ritual do batismo em águas na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Florianópolis e a relação com o seu crescimento no periodo de 1938 até 2011. São José, 2012. Disponível em: <http://usj.edu.br/wp-content/uploads/2015/07/TCC-final-alterado-Lurdes-03-06-2012.pdf> acesso em: 27 Set. 16.



[1] Durante os primeiros anos da Assembléia de Deus no Brasil, o crescimento foi relativamente lento - talvez umas quatrocentas pessoas fossem batizadas em 1911 e 1914. Mas em 1920, as Assembleias de Deus estavam presentes em todos os estados do norte e nordeste do Brasil. Em 1940, elas já tinham trabalhos em todos os estados do país. Em 1950 elas contavam quase cem mil fiéis. (Matos, 2012, p. 40)

[2] Os adeptos mais numerosos do pentecostalismo brasileiro, são os da Assembléia de Deus. Assim que a igreja foi fundada, não houve crescimento biológico (“filhos de crente”), mas prosélitos convertidos de outras religiões. p. 20. ROLIM, Francisco Cartaxo. A libertação na História. Pentecostalismo Brasil e América Latina.Serie VII.Petrópolis: Vozes,1995.

[3] Fonte: Lista de membros extraída do arquivo da instituição em 02/4/2012, às 16 horas, p. 310. (Matos, 2012, p. 50)





[1] Bacharel em Teologia (FATECAMP) e Ênfase em Teologia Sistemática Universidade Católica (FACASC) e Cientista da Religião. (USJ).

[2] Disponível em:  < http://adfloripa.com.br/?page_id=7896 > acesso em: 27 Set. 16

[3]  Disponível em:  < http://adfloripa.com.br/?page_id=7896 > acesso em: 27 Set. 16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin