Pular para o conteúdo principal

A PUSSY E A MUSICA FUNKE-SE, COMO VETOR DE LIBERDADE E LIBERTINAGEM, EMANCIPAÇÃO FEMININA OU DOMINAÇÃO MASCULINA?






Quando Richard Parker (Antropólogo e Sociólogo) chegou no Brasil pela primeira vez em 1983, para realizar um estudo sobre cultura e poder, tendo o carnaval como pano de fundo, não demorou, para perceber a sensualidade explicitamente visível nesta festa. Ele percebeu a força da cultura brasileira impregnada por seus mitos de origem que foram em certo sentido escritos e inscritos de forma marcante pelos primeiros escritores - como Pero Vaz de Caminha e Américo Vespúcio - que já citavam a sensualidade "inocente" e "natural" dos nativos e o caráter edênico da terra. 

Na casa grande e senzala de Gilberto Freire, por exemplo, já estava evidente a conotação empregada para os homens em relação as mulheres, deste modo a Casa grande era na verdade fortaleza para os membros masculinos da família e em certo sentido prisão para os membros femininos, havia claramente uma polarização entre os sexos. 

Para se ter uma ideia, até os 5 ou 6 anos, todas as crianças brincavam e eram educadas juntas. Porém, a partir de então, os grupos se separavam e o filho homem era estimulado à iniciação sexual precoce, com as escravas na senzala. Já as meninas não tinham tais experiências, por que na verdade lhes eram ocultadas todas às informações com/de natureza sexual. Muitas delas só viriam saber o que eram menstruação quando ocorria a menarca.

De acordo com Parker os conceitos que foram criados para designar a genitália tanto masculina quanto feminina, já davam uma amostra do sentido cultural e androcêntrico, isto é, patriarcal que se inscreverá na cultura que agora era de dominação masculina. 

Assim, para se referir ao "falo" como instrumento de agressão simbólica, usava-se o termo 'arma' (por exemplo, pau, pica, cacete, mastro, vara) e a vulva em contrapartida era vista como um animalzinho indefeso e passivo (por exemplo, perereca, aranha e baratinha). Embora esses termos soem estranho para aqueles cuja moral é santificada, o fato é que tais conceitos carrega/vam conotações políticas que nos permitem analisar o por que destas festas, chamadas de pagãs, bem como a cultura que as precederam serem demonizadas pela cultura hegemônica e ideal. 

Mas, por que essa introdução se o tema propõe outras possibilidades?  

Embora, pareça desnecessária tais informações, elas são elementares para entendermos a construção e o caminho que se percorreu para se chegar no estado atual em que nos encontramos. Os homens sempre tiveram privilégios que as mulheres desconheciam, e talvez, por esse motivo hodiernamente muitas delas usam a música e a dança como recurso emancipatório para se libertar das grades e algemas impostas pela figura masculina através da cultura ou tradições. Mas, até onde isso é liberdade, uma vez que os homens recorrem ao mesmo nicho para tentar ou de forma simbólica perpetuar o seu poder. 

Sabemos que a questão é bastante sensível e muito tênue, até por que o espaço que separa a liberdade da libertinagem é mínimo e fronteiriço. 

No entanto, cabe-nos perguntar quem são os protagonistas, porta vozes dessa dita emancipação feminina ou feminista, e mais de onde se fala, qual é o público alvo?

Vamos começar com o MC G15... 

que recentemente foi lançou seu mais novo hit que traz uma música com o seguinte titulo: "Meu pau te ama".       O cantor de funk canta o seguinte, repare a letra: "Que vontade de foder garota, eu gosto você, fazer o quê, meu pau te ama, meu pau te ama, meu  pau te ama [...]. Para se ter uma ideia, a música em apenas quinze dias viraliza na internet e bate 85 milhões de acesso em quinze dias apenas. 

Explicando: 

A versão “ligh” da música, sem palavrões, com o refrão “O Pai te Ama”, já bateu 65 milhões de visualizações em um único vídeo no Youtube. Já a versão “proibidona”, com o refrão “Meu Pau Te Ama”, já bateu 20 milhões de acessos. Somando apenas esses dois vídeos, são 85 milhões de visualizações em 15 dias.

Hermenêutica:

É necessário reflexão, isto se trata de liberdade de expressão ou violência simbólica contra a figura feminina?  
Será que essas 85 milhões de visualizações foram feitas apenas por homens? Presumisse que não!
Eis a questão, Larissa de Macedo Machado (Anitta) aparece publica em seu canal um vídeo onde ela aparece dançando. O numero de visualizações já passam meio milhão até o presente momento. Apologia a exploração do corpo feminino ou feminismo auto-suficiente de emancipação feminina do tipo quem manda no meu corpo "sou eu" e eu faço o que quero! E aí, liberdade ou libertinagem. Que tal os dois? 

Houve uma época em que a sociedade era falocêntrica, no entanto percebe-se um certo vaginocentrismo e bundalocentrismo em decurso por meio da cultura do funk e do carnaval. Sobre o carnaval, todos sabem, mas e o funk o que ele é afinal de contas? Trata-se de um manifestação cultural iniciada na década de 60 que sofreu modificações até o presente momento ou ele em suma é sinal de decadência moral de uma sociedade permissiva e libertina? 

Existem inúmeras monografias, dissertações e teses, bem como artigos científicos sendo publicados com este tema, aqui farei menção do projeto de mestrado realizado por Mariana Gomes Caetano com o título: "My Pussy é o poder", A representação feminina através do funk no Rio de Janeiro: Liberdade, feminismo e indústria cultural. E também da tese apresentada por Adriana Carvalho Lopes com o titulo: "Funke-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca".
Começemos com a Drª Adriana Carvalho Lopes segundo ela:  O "funk" [...] é hoje uma das maiores manifestações culturais de massa do Brasil e está diretamente relacionado aos estilos de vida e experiências da juventude de periferias e favelas. Trata-se de uma performance híbrida resultante de um intenso processo de apropriação, transformação, nacionalização e comodificação de ritmos da diáspora africana. 

Destaca-se o dito: "ritmos da diáspora africana" quer dizer do povo que também dera origem ao carnaval e ao que parece proscrevem o funk. O fato é que ambos tanto o carnaval como o funk exibem sensualidade. 

Vejamos:



Conforme visto, identifica-se não só semelhança do carnaval com o funk ou vice-versa em sua cinesiologia, mas também as performances do "corpo feminino" como vetor de erotização, de desejo masculino e de objeto-fetiche. 

Talvez por esse motivo músicas como: meu "pau te ama" façam tanto sucesso não pelo fato de sua mensagem ser seminal, e sim por movimentar uma indústria gulosa por lucro que se alimenta das mulheres para subsistir. E aí, neste caso, é a sensualidade feminina que torna-se produto de consumo masculino oriundo de um cultura machista que usa o funk com um duplo sentido: emancipação e dominação da figura feminina ao mesmo tempo. Com isto quero dizer que o mesmo funk que é utilizado para pregar liberdade as mulheres, é o mesmo usado pelos homens para promover libertinagem, obscenidade e erotismo

Penso que está óbvio que os atos de discurso visual que definem os significados de raça, gênero e território, não só constituí a identidade do funk e do carnaval como também caracterizam a prática musical e os seus sujeitos. 

Daí, retomo a provocação propositada, Mulheres emancipadas ou mulheres objeto? Em suma deve-se dizer que nem todo funk é ostentação e nem todo funk é da mulher, por exemplo, a quem diga que o funk da Anitta é de classe e o da Valesca Popozuda vulgar. Assim cria-se zonas de separação entre o funk de favela e a glamorização do funk consumido pelas elites, em suma a uma polarização.

Assim se de um lado encontramos, Mc G15 com o "Meu Pau te ama" representando a dominação dos homens do outro encontramos Valesca Popozuda com "My Pussy é o poder" (Minha buceta é o poder) trazendo consigo uma certa carga de feminismo. E é nessa encruzilhada que se encontram os sexos. Mas, afinal, qual é a posição da mulher nesse jogo? Quem são as funkeiras e quais são as iconologias construídas a respeito delas. 

Em sua maioria as funkeiras se consideram cachorras, frutas, bandidas, poderosas, popozudas e etc...                   No entanto, para outras mulheres, chamadas pelas funkeiras de recalcadas, elas são vadias, escrotas, putas, etc...


VEJAMOS:



HISTÓRIA 

Ora, todos nós sabemos que as mulheres realizaram uma revolução social e política no século XX, conquistaram direitos e reconhecimentos no espaço público e privado. Hoje apresentam índices cada vez mais altos de escolaridade, participação no mercado de trabalho e um grande poder de decisão de consumo. 

No entanto, tal conquista integra os esforços de justiça social, mas falta muito a conquistar, principalmente no tocante a forma como o corpo feminino se torna imagem visual para nutrir e apetecer desejos lascivos de um público masculino que coisifica a mulher (que pensa estar livre) ao invés de reconhecê-la em sua dignidade e identidade ontológica. 

Seria o funk ou o carnaval o libertador da figura feminina? 

Essa provocação é essencial para (re)assumir-mos que as linhas divisórias que separam a liberdade da libertinagem, quase sempre obedecem lógicas de gestão humana e de capital econômico.

Conforme diz Morin:

"o dinheiro sempre insaciável se dirige ao Eros, sempre subnutrido, para estimular o desejo, o prazer,  e o gozo, chamados e entregues pelos produtos lançados no mercado. O erotismo entra triunfalmente no circuito econômico dotado de poderes e envolve fortemente a civilização ocidental" (1997, p. 120)


Logo, ao se analisar os gostos, e as preferências, o que se percebe na verdade é que essa cultura do funk e do carnaval propriamente dita, estão na verdade a serviço de uma racionalidade econômica que se servem da cultura instrumentalizando-a para fins exclusivamente mercadológicos. 

Paulo Mazarem
Teólogo e Cientista da Religião
São José
11 Jan. 17



REFERÊNCIAS:


Anitta dançando Meu Pau Te ama (Deu onda) do Mc G15 de biquíni. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=JKr21TMuCNw> Acesso em: 11 Jan. 17

CAETANO, MARIA GOMES. My Pussy é o poder. A representação feminina através do funk no Rio de Janeiro: Liberdade, feminismo e indústria cultural. Disponível em < https://marivedder.files.wordpress.com/2013/04/marianagomescaetano_projeto_de_mestrado_ppcult_2013.pdf > Acesso em: 11 Jan. 17

LOPES, Adriana Carvalho. Funke-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca. Disponível em: http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Lopes-Dissertacao-Funk.pdf > Acesso em: 11 Jan. 17

Música do "Meu Pau Te Ama" viraliza na internet e bate 85 milhões de acessos em 15 dias. Disponível em: <https://boainformacao.com.br/2017/01/musica-do-meu-pau-te-ama-viraliza-na-internet-e-bate-85-milhoes-de-acessos-em-15-dias/ > Acesso em: 11 Jan. 17 

MC G15 - Meu pau te ama + Letra (Musica nova Lançamento 2017). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WDkRUnxJA0I > Acesso em: 11 Jan. 17

Miami Carnival 2016 LIT AF #miamicarnival2016#jouvert2016. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=fOTkx1mDTX8 > Acesso em: 11 Jan. 17 

MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX. Rio de Janeiro: Forense Vol. 1 - Neurose, 1997. p. 120

Mulheres do Funk no programa "A Liga" (Completo HD) 27.08.2013. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=3vMef63Oh-o > Acesso em: 11 Jan. 17

RICHARD PARKER. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Parker> Acesso em: 11Jan. 17.

SCHAUN, Angela;  SCHWARTZ, Rosana. O corpo feminino na publicidade: aspectos históricos e atuais. Disponível em: 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin