Bertrande Vergely em seu livro sobre o sofrimento,
distingue duas acepções do termo sentido: como finalidade e como significação
de linguagem. No primeiro caso, visa-se a direção correta – “para que lado
fica o paço municipal? Uma vez conhecida, não nos resta outra escolha senão
segui-la; do contrário, podemos cometer algum erro. No segundo caso, o sentido
é fruto de uma tradução – como dizer que “a vaca foi para o brejo” em inglês? –
e os erros são possíveis, pois temos maior margem de escolha. Como se vê, a
primeira acepção enfatiza a direção,
a meta; a segunda prioriza a liberdade e
o significado. Podemos ser livres sem errar e atingir o destino correto sem
nos sentirmos coagidos a fazê-lo? (SOARES; VILHENA, 2003. p. 15)
Em suma, a palavra SENTIDO é polissêmica e implica em direção ou lógica.
Por exemplo, alguém que pede uma informação, onde é tal lugar? A resposta é, você vai nesse "sentido", isto é, nessa "direção" para chegar a tal lugar. No entanto a palavra "sentido" comporta uma certa carga de coerência. Você fala alguma coisa incoerente e alguém replica, isso o que você acabou de dizer não faz o minimo "sentido", portanto, ilógico.
MAS QUAL É O SENTIDO DA VIDA?
Nesse "sentido" cada um dá a direção que deseja, motivo pelo qual a vida de uns jamais faria "sentido" se fosse transferida para outrem. De fato a vida alheia para muitos só é desejada quando esta é abastecida pelo dinheiro que segundo alguns também traz sentido para vida.
Já para os existencialistas ateus, como é o caso de Sartre, a vida não tem sentido, na verdade segundo ele é você quem dá sentido para a vida.
Para os niilistas, como é o caso de Nietzsche a vida é uma máscara que oculta a intencionalidade política, isto é, de uma "vontade de poder".
Para os budistas, o sentido da vida está no Nirvana, ápice dos karmas e plenificação do atman*.
Para os budistas, o sentido da vida está no Nirvana, ápice dos karmas e plenificação do atman*.
Enfim para os Jainistas o sentido da vida está em observar um principio ético chamado Ahimsa de não violência a qualquer forma de vida refletindo um processo de evolução hic et nunc para o além vida e no eterno retorno.
Poderiamos elencar aqui outras tradições religiosas e cosmovisões para apresentar a todos que me leem que o sentido da vida passa por uma série de interpretações que estão subalternas a um desdobramento "ad infinitum" dado às múltiplas interpretações que podem ser dadas a pergunta o que é a vida ou qual o sentido da vida.
Para uns são as drogas, para outros as festas, para outros a comunidade na favela, para outros em uma fazenda, para outros Jerusalém, Flórida, Brasilia, etc...
De fato todos procuram dar um sentido a vida, uns com o trabalho, outros com a religião, outros com o(s) esporte(s) outros com a Arte e outros com o NADA.
Nesse sentido cada um "está" a procura de um sentido. de uma direção, de um caminho para se estar. Por que de fato a única coisa que nos resta na vida é o estar.
Estamos professores.
Estamos pedreiros
Estamos advogados.
Estamos pastores.
Estamos vereadores.
Estamos funcionário público.
Estamos empresários
Estamos pedreiros.
Estamos diaristas.
Estamos pais e mães.
Estamos, estamos e estamos ... E por que estamos?
Estamos por que não somos, estamos por que o dia e a hora da expiração do nosso corpo biológico não está determinada, estamos por que tudo passa, tudo passará. Estamos por que morremos e morremos para ser.
Então é o estar que dá sentido a sua vida.
Já que não podemos ser felizes em absoluto nessa vida, a única coisa que nos resta é escolher o que pode dar sentido para a vida.
Você já escolheu? Você sabe qual é o sentido da vida?
Os cristãos sabem qual é o sentido da vida, sim, eles sabem quem é a vida, quem dá a vida e qual direção a vida pode tomar quando ele é Senhor da vida humana.
Dar sentido a vida é uma questão de escolha!
Eu sou o caminho (direção) eu sou a verdade (sentido) e EU SOU A VIDA.
Dar sentido a vida é uma questão de escolha!
Eu sou o caminho (direção) eu sou a verdade (sentido) e EU SOU A VIDA.
*Atman ou Atma Palavra em Sânscrito que significa alma ou sopro vital.
Paulo Mazarem
Teólogo e Cientista da Religião
São José
10 Jan. 17
São José
10 Jan. 17
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