Pular para o conteúdo principal

QUAL É O SENTIDO DA VIDA?




Bertrande Vergely em seu livro sobre o sofrimento, distingue duas acepções do termo sentido: como finalidade e como significação de linguagem. No primeiro caso, visa-se a direção correta – “para que lado fica o paço municipal? Uma vez conhecida, não nos resta outra escolha senão segui-la; do contrário, podemos cometer algum erro. No segundo caso, o sentido é fruto de uma tradução – como dizer que “a vaca foi para o brejo” em inglês? – e os erros são possíveis, pois temos maior margem de escolha. Como se vê, a primeira acepção enfatiza a direção, a meta; a segunda prioriza a liberdade e o significado. Podemos ser livres sem errar e atingir o destino correto sem nos sentirmos coagidos a fazê-lo? (SOARES; VILHENA, 2003. p. 15)

Em suma, a palavra SENTIDO é polissêmica e implica em direção ou lógica. 

Por exemplo, alguém que pede uma informação, onde é tal lugar? A resposta é, você vai nesse "sentido", isto é, nessa "direção" para chegar a tal lugar. No entanto a palavra "sentido" comporta uma certa carga de coerência. Você fala alguma coisa incoerente e alguém replica, isso o que você acabou de dizer não faz o minimo "sentido", portanto, ilógico.

MAS QUAL É O SENTIDO DA VIDA?

Nesse "sentido" cada um dá a direção que deseja, motivo pelo qual a vida de uns jamais faria "sentido" se fosse transferida para outrem. De fato a vida alheia para muitos só é desejada quando esta é abastecida pelo dinheiro que segundo alguns também traz sentido para vida. 

Mas será que traz mesmo? por exemplo, para os epicuristas, estoicos e pirronistas o sentido da vida estava na busca pela "ataraxia", isto é, por um vida de quietude absoluta, marcada pela ausência de pertubação, "sem striputu" psicológico e ontológico que sacode a consciência humana.
Já para os existencialistas ateus, como é o caso de Sartre, a vida não tem sentido, na verdade segundo ele é você quem dá sentido para a vida.

Para os niilistas, como é o caso de Nietzsche a vida é uma máscara que oculta a intencionalidade política, isto é, de uma "vontade de poder".

Para os budistas, o sentido da vida está no Nirvana, ápice dos karmas e plenificação do atman*.
Enfim para os Jainistas o sentido da vida está em observar um principio ético chamado Ahimsa de não violência a qualquer forma de vida refletindo um processo de evolução hic et nunc para o além vida e no eterno retorno.
Poderiamos elencar aqui outras tradições religiosas e cosmovisões para apresentar a todos que me leem que o sentido da vida passa por uma série de interpretações que estão subalternas a um desdobramento "ad infinitum" dado às múltiplas interpretações que podem ser dadas a pergunta o que é a vida ou qual o sentido da vida.
Para uns são as drogas, para outros as festas, para outros a comunidade na favela, para outros em uma fazenda, para outros Jerusalém, Flórida, Brasilia, etc...
De fato todos procuram dar um sentido a vida, uns com o trabalho, outros com a religião, outros com o(s) esporte(s) outros com a Arte e outros com o NADA.
Nesse sentido cada um "está" a procura de um sentido. de uma direção, de um caminho para se estar. Por que de fato a única coisa que nos resta na vida é o estar.

Estamos professores.
Estamos pedreiros
Estamos advogados.
Estamos pastores.
Estamos vereadores.
Estamos funcionário público.
Estamos empresários
Estamos pedreiros.
Estamos diaristas.
Estamos pais e mães.
Estamos, estamos e estamos ... E por que estamos?
Estamos por que não somos, estamos por que o dia e a hora da expiração do nosso corpo biológico não está determinada, estamos por que tudo passa, tudo passará. Estamos por que morremos e morremos para ser.
Então é o estar que dá sentido a sua vida.
Já que não podemos ser felizes em absoluto nessa vida, a única coisa que nos resta é escolher o que pode dar sentido para a vida.
Você já escolheu? Você sabe qual é o sentido da vida?
Os cristãos sabem qual é o sentido da vida, sim, eles sabem quem é a vida, quem dá a vida e qual direção a vida pode tomar quando ele é Senhor da vida humana.
Dar sentido a vida é uma questão de escolha!
Eu sou o caminho (direção) eu sou a verdade (sentido) e EU SOU A VIDA.


*Atman ou Atma Palavra em Sânscrito que significa alma ou sopro vital. 

Paulo Mazarem
Teólogo e Cientista da Religião
São José
10 Jan. 17

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin