Pular para o conteúdo principal

COMO ANDAR NO ESPIRITO?




Um cristão precisa andar no espírito? De fato é uma pergunta interessante por que não dizer retórica. O verbo grego para andar é peripateo, que significa literalmente “passear” ou “seguir”. Os seguidores do famoso filósofo grego Aristóteles passaram a ser conhecidos como peripatéticos porque eles seguiam Aristóteles em todos os lugares aonde ele ia. É importante destacar que Paulo não está se referindo a uma caminhada ocasional, mas de uma contínua experiência diária. Logo, andar  no espírito é uma escolha que necessitamos realizar diariamente. O segundo verbo é “ser guiado” (v.18) no grego é (ago) que significa submissão a direção que o próprio Espirito Santo dá aqueles que por ele são guiados e dirigidos. Destarte que a nossa tarefa não é liderar, mas seguir o desígnio do Espírito. 
Outro verbo que aparece é “viver” (Zao em grego). Com o verbo “viver”, Paulo se referiu à experiência do novo nascimento, que deve marcar a vida de cada cristão. Viver no espirito implica em ter “mente expandida” para além do hic et nunc (aqui e agora) da horizontalidade humana. Se Meta, significa “além” e Nous, significa tanto “mente” quanto “pensamento”. Quem vive no espirito pensa a partir de um nível elevado, verticalizado e metafisico.
Por esta razão vive a partir da noosfera[1] e não da atmosfera. Vive a partir da nous divino e não a partir dos sentidos físicos.

Uma outra palavar para andar em espírito é stoicheo, um termo militar que significa literalmente “colocar em ordem”, “manter-se no mesmo passo”, ou “sujeitar-se”. A ideia aqui é de que o Espírito não apenas nos dá vida, mas também dever orientar diariamente nossa vida.

Enfim, andar, seguir ou caminhar com cristo é submeter toda a nossa concepção e cosmovisão a seu senhorio. Os rabinos antigos tinham um ditado para os meninos: “Cubram-se com a poeira dos pés de seu rabino”. Um discípulo deve seguir o seu mestre tão de perto, andando bem atrás dele, a ponto de, ao final do dia, estar coberto com a poeira dos pés do mestre. A lição é que o discípulo não pode perder nenhum detalhe da vida de seu mestre, por que ele, o seu rabino (mestre) é o modelo do homem que você está se tornando.

Portanto seguir a Cristo e andar no Espírito é se deixar ser tocado pelo caminho de sua vida, é não ter nenhum ponto de vista que não seja o de Deus, a partir do evangelho. É encaixar os seus passos nas pegadas do mestre, é segui-lo em tudo, aplicando a vida dele na sua vida perguntando-se ininterruptamente se Jesus agiria como você em uma determinada situação.
Seguir a  Jesus é dar razões a sua fé de que você deve agir de modo que sua ação seja louvada universalmente. De modo que o que você faz os outros podem fazer tendo como critério sua consciência pura e sem mácula perante Deus e os homens. De modo que se você não puder contar como fez ou faz alguma coisa, é por que não há razões para fazê-la.
Então não faça aos outros, aquilo que você não quer que lhe façam.

Quando você age assim, pensa assim você transliterou o modus vivendi do espirito para a dimensão de sua vida física. Se tornando um cosmopolita com dupla cidadania. Uma dos homens e outra dos céus.

Paulo Mazarem
São José
25 Fev. 17

REFERÊNCIAS:

KIVITZ, Ed René. Talmidim: O passo a passo de Jesus. - São Paulo: Mundo Cristão, 2012. p. 8

Lição da Escola Sabatina. O evangelho em Gálatas. Out.Nov.Dez 2011. p. 151

Noosfera. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Noosfera. Acesso em: 25 Fev. 17






[1] No Conceito da Noosfera do filósofo francês Teilhard de Chardin, assim como há a atmosfera, existe também o mundo das ideias, formado por produtos culturais, pelo espírito, linguagens, teorias e conhecimentos. Seguindo esse pensamento, alimentamos a Noosfera quando pensamos e nos comunicamos. A partir de então, o conceito de Noosfera foi revisto e consequentemente sendo previsto como o próximo degrau evolutivo de nosso mundo, após sua passagem pelas posteriores transformações de "Geosfera", "Biosfera", "Tecnosfera" (temporária e em andamento) e então Noosfera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin