Pular para o conteúdo principal

PEIXES VOADORES


Quem quer mais do que lhe convém, perde o que quer e o que tem, quem pode nadar e quer voar, tempo virá que não voe e nem nade".

Falando dos peixes Aristóteles diz que só ele entre todos os animais não se domam, nem  domesticam, os peixes lá se vivem nos seus mares, lá se mergulham, lá se escondem nas suas grutas, e não há nenhum que se fie no homem, nem tão pequeno que confie neles, quanto mais longe dos homens tanto melhor.

No tempo de Noé, sucedeu o dilúvio que cobriu e alagou  o mundo e todos os animais. E de todos os animais quais se livraram melhor? Os peixes. Todos escaparam, não só escaparam, mas ficaram muito mais largo que dantes, por que  terra e mar, tudo era mar.

Mas falemos dos peixes voadores. Que tendo sido criados para nadar, ambicionam o voar.

Tenho uma palavra, para vocês peixes voadores.Porém, me respondam, não vos fez Deus para peixes? Por que vos meteis a ser aves? O fato de Deus ter lhes dado maiores barbatanas lhes tornam aves?

Me respondam se não é exatamente isso que lhes tornam tão arrogantes e presunçosas, o fato de pensar que as suas grandes barbatanas possam serem feitas asas. Não se iludam, “Aos outros peixes do alto mata-os o anzol ou a fisga, a vós sem fisga nem anzol mata-vos a vossa presunção e o vosso capricho”.

Aos outros peixes mata-os a fome e engana-os a isca; ao voador mata-os a vaidade de voar, e a sua isca é o vento. Quanto melhor lhe fora mergulhar por baixo da quilha e viver, que voar por cima das antenas e cair morto! Grande ambição é que, sendo o mar tão imenso, lhe não basta a um peixe tão pequeno todo o mar, e queira outro elemento mais largo.

Sim, a ambição custa caro demais.  Deus criou, o voador para ser peixe, mas ele quis ser ave. E Deus deixa que ele seja tanto peixe, como ave, pois você pode ser o que quiser. 

No entanto, por causa de sua ambição todas as velas tornar-se-ão redes, como peixe, e todas as cordas, laços, como ave. É uma pena que o seu fim seja dentro de um barco, pois há poucos instantes atrás nadavas vivo no mar com as suas longas barbatanas, e agora jazes em um convés amortalhado nas asas. Por quê? 

Por que não contente em ser peixe, quisestes ser ave, e já não és nem ave, nem peixe; nem mais voar poderás, muito menos nadar. Que tristeza! A natureza te deu a água, tu quiseste o ar, por este motivo o que te resta é o fogo. “Se você "peixe voador" insistir em querer ser borboleta das ondas, as brasas lhe queimaram as asas.”


Portanto, "Contentai-vos com o mar e com nadar, e não queirais voar, pois peixes é o que sois”.

Paulo Mazarem
São José
26 Abr. 17


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin