Pular para o conteúdo principal

5 CONSELHOS PARA UM ANO NOVO CONTENTE


 

Já aprendi a estar contente, a despeito das circunstâncias. Fico satisfeito com muito ou com pouco. Encontrei a receita para estar alegre, com fome ou alimentado, com as mãos cheias ou com as mãos vazias. Onde eu estiver e com o que tiver, posso fazer qualquer coisa por meio daquele que faz de mim o que sou. (BÍBLIA – A MENSAGEM. Fp 4. 11-13)

  

Criar um ano novo repleto de contentamento, é uma missão nossa e não de Deus. Considere que à medida que 2023 vai chegando ao final, com seus muitos desafios e imprevistos, um NOVO ANO se iniciará trazendo novas expectativas e perspectivas.

 

E é por isso que eu gostaria de iniciar a minha última reflexão do ano lhe apontando CINCO CAMINHOS para que o seu 2024 seja um ano contente. 

 

De início eu gostaria de pensar com os senhores sobre o significado de estar contente.

 

COMO VIVER CONTENTE NUM MUNDO DESCONTENTE, em um mundo que constantemente faz apelos a nossa consciência e que nos assedia ininterruptamente? Como ser realizado numa sociedade que vive sob os imperativos deste século e não a maneira de Deus, substituindo ética por estética e a essência pela aparência? 

 

Como desejar menos e ser mais grato a Deus pelo que ele já tem dado, se somos fomentados pela cultura do TER e não do SER? Penso que o caminho a ser percorrido para driblar esses absurdos lógicos é colocando DEUS EM PRIMEIRO LUGAR. 

  

Aliás, Jesus já nos ensinou isso: ‘Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as outras coisas serão acrescentadas a vocês’ (Mt. 6. 33).

 

Quando nós colocamos Deus em primeiro lugar nas nossas vidas e quando nós reconhecemos que somos feitura dele, dele procedemos, por ele sobrevivemos e subsistimos como lemos em Rom 11. 33-36 e nas suas mãos nós, somos sustentados, e para ele são todas as coisas, inclusive as nossas próprias vidas. Quando Deus ocupa esse lugar na nossa consciência, a gente passa a se abrir para o inusitado, para o inédito. Porque andar com Deus é andar de fé em fé, é andar por caminhos que nós jamais imaginamos, é ser apresentado a pessoas que jamais conheceríamos (se não fosse ele), é ser surpreendido por seu cuidado em detalhes. 

 

Todos nós quando iniciamos um NOVO ANO somos movidos por uma série de planos, metas e objetivos. Porém Quando Deus assume o primeiro lugar em nossas vidas, não só em um clichê religioso, mas sobretudo, no dia a dia da existência. 

 

Ele te surpreende com coisas inefáveis. Ef. 3. 20

 

Eu, jamais imaginei que encerraria o ano de 2023 com dupla cidadania e uma coletânea de testemunhos inolvidáveis, levando o evangelho em lugares inusitados da União Europeia (Itália, Portugal, Espanha, Bélgica) e Londres (capital do Reino Unido). Mas ele fez. 

 

'Quem conheceu a mente do Senhor? Quem foi seu conselheiro?' (Rm 11. 34) 

 

A grande verdade é que os caminhos de Deus são insondáveis, por isso entenda Deus sabe o que está fazendo. Deus não é pego de susto, Deus não é pego de surpresa. 

 

Deus não faz parte do seu problema, e sim da solução. Deus está do lado da esperança e não da vaidade.

 

Tomáš Halík, um renomado teólogo e filósofo tcheco, oferece uma perspectiva bem interessante sobre a diferença entre otimismo e esperança. Segundo Halík, o otimismo é frequentemente baseado em expectativas e previsões sobre o futuro prognosticadas por tendencia e notícias boas.  

 

 

Entretanto, a esperança, vai além do otimismo. 

 

A esperança não depende de previsões positivas. Ela subsiste mesmo em situações onde o otimismo parece irracional estando enraizada em uma fé que transcende a realidade imediata e que sustenta pessoas mesmo em tempos de grande incerteza ou desafio.

 

Poderíamos comparar o otimismo com um termômetro[1] e a esperança com o termostato. QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES?

 

O termômetro ele mede a temperatura do ambiente e se ajusta à temperatura do ambiente. Já o termostato, regula a temperatura do ambiente. 

 

LOGO, QUANDO MEDITAMOS NO TEXTO QUE LEMOS (E EM OUTRAS EPÍSTOLAS PAULINAS) FICA CLARO QUE O APÓSTOLO PAULO ERA UM TERMOSTATO E NÃO UM TERMÔMETRO

 

Ele sempre encorajou os cristãos a não serem meramente passivos ou reativos às suas circunstâncias, mas a serem agentes ativos de mudança. 

 

E O QUE ELE ESTÁ NOS ENSINANDO É QUE NÃO DEVEMOS NOS CONFORMAR AS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS MUDAR ÀS CIRCUNSTÂNCIAS. 

 

E isso só é possível quando DEUS ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR EM NOSSOS CORAÇÕES. 

 

Quando Deus está em primeiro lugar em nossas vidas nos tornamos protagonistas e não vítimas. 

 

Quando Deus está em primeiro lugar em nossas vidas somos convencidos pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS QUE QUANDO NÃO PODEMOS MUDAR UMA CIRCUNSTÂNCIA, SOMOS INSTADOS A MUDAR. 

 

LOGO, aprendi a viver contente. (Fl 4. 11-13)

 

CONTENTE é a pessoa que é realizada, mas não é vaidosa, é plena, mas não é orgulhosa, é completa, mas não é arrogante, é inteira, mas não é soberba, é rica, mas não é avarenta, é próspera, mas não é gananciosa, é abastada, mas não é mesquinha.

 

CONTENTE é a pessoa que é abençoada, mas não é egoísta, é agraciada, mas não é egocêntrica, é favorecida, mas não é autocentrada, é amada, mas não é narcisista.

 

Quando Deus está em primeiro lugar em nossas vidas somos convencidos pelo Espírito a tratar Deus não mais como uma opção, porque ele nunca foi uma opção, ele é PRIORIDADE. 

 

Então, contentamento é essa capacidade de responder à vida, de perceber o ambiente, o entorno, perceber a temperatura e o clima das circunstâncias e reagir a essa temperatura na certeza de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus ...

 

Então, por amor a Cristo.

 

 Coloque Deus em primeiro lugar na sua vida e quando algo der errado, pense que esse ERRADO pode ser um ERRADO apenas aos seus olhos e quando algo der certo, agradeça a Deus, não se desespere, não desista, não desanime, não perca a esperança. 

 

Descanse a sua vida nas mãos de Deus. Esse é o caminho da fé, do contentamento. 

 

É pastor, VEJA BEM OS ASTROS PROMETEM QUE 2024 SERÁ UM ANO DIFÍCIL, TEM PROFECIA DE NOSTRADAMUS PARA 2024. Os economistas dizem que a economia vai desacelerar. 

 

 Pelo amor de Deus, pare de fazer do seu cristianismo, um Cristianismo de Jornal e que respalda suas decisões baseadas em notícias, para de ser termômetro. 

 

Eu e a minha casa decidimos fundamentar a nossa esperança nas promessas de Deus. 

 

O seu começo parecerá modesto, mas o seu futuro será de grande prosperidade. 

(Jó 8. 7) Isso se aplica ao seu próximo ano, a sua vida como um todo e ao seu fim último, porque andar com Deus é lucro numa dimensão holística, como um todo! 

 

A palavra de Deus diz que o Deus que nos guarda não dorme, não pestaneja, não cochila, não nos perde de vista um instante, um só minuto, um só segundo da nossa vida. 

 

Então, descanse a sua vida em Deus, coloque a sua vida em Deus, descanse a sua vida aos seus cuidados, porque Deus sabe o que está fazendo. Ele está cuidando de você. 

 

 

O SEGUNDO CONSELHO É INVISTA NA PESSOA MAIS IMPORTANTE QUE ESTÁ AQUI HOJE, MAIS IMPORTANTE PARA AMAR. UMA PESSOA QUE DEVE SER A SUA PRIORIDADE. 

 

E ACREDITE A PESSOA MAIS IMPORTANTE AQUI É VOCÊ. 

 

Cuide-se, cuide de você mesmo. Cuide da sua saúde física. Vá para frente do espelho, faça as pazes com seu rosto, com a sua face, com as suas rugas, com as marcas da sua pele, com as suas formas. Faça as pazes com seu corpo, olhe-se no espelho, agradeça a Deus o que você é, agradeça a Deus a sua vida, isso é um presente. 

 

Cuide, pelo amor de Deus, da sua saúde. A saúde é um bem extraordinário e maravilhoso. Cuide da sua saúde, não adie a consulta, e quando você for ao médico, não ostente a receita em qualquer lugar da casa para dizer para os outros, olha: ‘Fui ao médico.’ 

 

Faça o que lhe é recomendado. E se você não confia em seu médico, troque de médico. Procure um terapeuta, um psicanalista, um psicólogo, vá fazer terapia. 

 

Comece a fazer sua caminhada. Compre um tênis novo, vai pedalar, vai cuidar do seu corpo, da sua saúde do seu corpo e de sua mente.  

 

Porque se você não tiver tempo para você, ninguém vai ter! Alimente-se bem, durma no mínimo o recomendável pelos médicos, Adultos (18-60 anos): 7 ou mais horas por dia; Adultos mais velhos (61-64 anos): 7-9 horas; Idosos (65 anos ou mais): 7-8 horas.

 

A medicina de bem-estar diz que se nós cuidamos da nossa saúde física, do nosso corpo, do nosso bem-estar físico, com boa alimentação, com sono, com exercício físico, podemos colher inúmeros benefícios, como aumento da longevidade, melhoria da saúde mental e emocional, redução do risco de doenças crônicas, melhora na qualidade do sono, aumento da energia e vitalidade, fortalecimento do sistema imunológico, melhoria na função cognitiva e memória, além de uma sensação geral de bem-estar e felicidade.

 

Porque queira você ou não, mais Deus se importa com a sua serotonina[2]adrenalina[3]noradrenalina[4] e dopamina[5].

 

Deus se preocupa com a sua vitalidade psicológica, física e espiritual. 

 

Porque isso resolve muita coisa dentro da gente, resolve tristeza, pânico, ansiedade, insônia, medo de futuro. 

 

Então, Cuide-se e peça ajuda se for preciso, admita sua vulnerabilidade, supere essa síndrome de Super Man, de Super Girl. Admita suas fraquezas, cuide-se!

 

Quanta coisa precisa acontecer para você cair em si e mudar de atitude[6], conduta[7] e comportamento[8]

 

Humanize-se, encare as suas sombras, as decisões que você tem protelado, que você tem medo de tomar e que estão corroendo você por dentro e roubado sua alegria. 

 

“Agradeça Deus por estar vivo, estar viva. ‘Ah, pastor, minha saúde é tão debilitada.’ Cuide dela, então, mais ainda.”

 

Escute, cuidar de si mesmo não é um ato de egoísmo, mas uma necessidade fundamental para manter o equilíbrio e a harmonia em sua vida. É autocuidado, pois ao cuidar de si mesmo, você se fortalece para enfrentar os desafios da vida e para cuidar melhor dos outros.

 

O TERCEIRO CAMINHO É O CUIDE DA SUA FAMÍLIA.

 

É comum observarmos pessoas que, no convívio social, existam pessoas que são extremamente amáveis, simpáticas e queridas, mas que com os de perto, demonstram indiferença e muitas vezes falta de afeto.  Este comportamento revela uma desconexão preocupante entre a persona pública e a vida privada, e levanta questões importantes sobre a autenticidade e a integridade pessoal.

 

A família, seja ela biológica ou a família da fé, desempenha um papel crucial em nossas vidas. Ela é o núcleo onde se formam os primeiros laços afetivos e onde aprendemos valores fundamentais. O cuidado com a família não é apenas uma questão de responsabilidade emocional, mas também um reflexo de nosso caráter e fé.

 

De nada adianta você ser um sucesso nos negócios, mas fake dentro de casa. Sucesso na rua, mas uma tragédia em seu lar. 

 

O apóstolo Paulo diz em 1 Timóteo 5. 8: “Que se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, negou a fé e é pior que um incrédulo.” 

 

Considere que a verdadeira fé se manifesta em ações, e o cuidado com a família é uma das expressões mais sinceras de amor e devoção. Ao cuidarmos dos nossos, estamos honrando a Deus e vivendo de acordo com os princípios cristãos de amor e compaixão.

 

 

O QUARTO CONSELHO NÃO MENOS IMPORTANTE QUE O JÁ CITADO É: Will love my brother, will love my sister.”

 

 Entenda que ninguém é feliz sozinho. Então, vá ao encontro das pessoas, encha a sua vida de gente. Cumprimente as pessoas no seu bairro, no elevador, seja legal com seus vizinhos. Considere que pessoas não atrapalham a nossa vida, as pessoas enriquecem a nossa vida. Então, traga pessoas para sua vida, vá ao encontro das pessoas, não fique sozinho, não fique sozinha. 

 

Perceba que a mágoa, o ressentimento, matam você, destroem você por dentro. Então, reconcilie-se consigo, com os outros. Cuide da sua esposa, cuide do seu esposo, cuide dos seus filhos, cuide dos seus pais, cuide dos seus amigos, especialmente seus amigos mais antigos, as suas amigas mais antigas. 

 

Não permita que pessoas extraordinárias escapem pelos seus dedos. A palavra de Deus ensina para nós que Deus é amor. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus É amor. E quem diz que ama a Deus e não ama o seu irmão, seu irmão a quem vê, não ama o irmão a quem vê é mentiroso. 

 

Enquanto você não entender que Deus se materializa para nós através das pessoas, você corre o risco de negar a fé e ser o mais cético dos homens. 

 

Seja grato pelas pessoas que Deus colocou na sua vida e por aquelas que Ele também tirou. Não lamente pelas que foram embora, mas agradeça por aquelas que Deus enviou e enviará. 

 

Eu estou convencido de que ter conhecido Jesus, a Mais de Cristo, Pastor Junior e vocês foi essencial para que eu me tornasse quem eu sou. 

 

Jesus me mostrou o quanto ele me ama, me dando pessoas, uma família, uma esposa, uma filha, uma igreja, irmãos e irmãs que se preocupam com a gente, que ligam, que oram. 

 

Que não convivem com a gente todos os dias, mas que se mostram presentes nos momentos de apuros. 

 

Então, vá ao encontro das pessoas. Lembre-se que Deus nos criou à sua imagem e semelhança, e Deus é uma unidade de três. Deus não é a solidão, Deus é comunhão. 

 

Então, vá buscar pessoas, dedique-se a elas, acolha as pessoas. 

 

E ENCERRO COM O CONSELHO DE NÚMERO CINCO. 

 

SIRVA, SEJA ÚTIL. Vá onde precisam de você, agradeça a Deus quando as pessoas pedirem coisas para você.

 

O SENHOR Jesus nos ensinou que mais bem-aventurada a coisa é dar do que receber. 

 

Então, vá servir, vá abençoar pessoas, compartilhe com elas o que você sabe, suas habilidades, o seu conhecimento, a sua alegria. 

 

Exerça sua atividade profissional como alguém que exerce um sacerdócio. Seja exímio, seja excelente, seja o melhor no que você realiza. 

 

Ser pastor é um sacerdócio, mas ser dentista também. Ser um diácono é um sacerdócio, mas ser professor também é. Ser voluntário na igreja é um sacerdócio? É. Assim, como é ser policial zelando pela ordem e pela vida de pessoas; ser advogado procurando a justiça etc. 

 

Não importa o modo, a questão é que todos podemos servir ao próximo com as habilidades que Deus nos tem dado.

 

Grave isso que vou dizer: “A vida não pede amor; ela nos dá a chance de amar.”

 

A maioria das pessoas aguarda ser amada, mas a verdadeira alegria surge quando dedicamos nossa vida a amar e servir - seja cuidando de pais idosos, de crianças, ajudando desconhecidos ou se voluntariando em uma ONG. Ao encontrarmos propósito em ações que vão além do autocuidado, abraçamos a oportunidade que a vida nos dá de dar amor, não apenas esperar recebê-lo. Assim, ao nos engajarmos ativamente em amar e servir, caminhamos rumo a um ano novo verdadeiramente contente.

 

Enfim, 

 

Priorize Deus, seja grato pela vida que Ele lhe deu e cuide bem dela. Dedique-se a si mesmo, à sua família e aos outros, servindo como Jesus fez. Buscar um forma de ser contente diretamente pode ser inútil, como tentar capturar uma borboleta. Em vez disso, foque em conhecer Deus, doar-se aos outros e cuidar de si mesmo. Assim, como um jardim atrai borboletas, você naturalmente encontrará CONTENTAMENTO em sua vida.

 

Lembre-se, se você ficar correndo atrás da borboleta, vai ser difícil de pegá-la, mas se você fizer um jardim, ela vem, ela pousa, ela visita você.

 

Em suma, buscar a Deus, cuidar de si e se dedicar às pessoas eu tenho certeza, meu irmão, minha irmã, você terá um ANO NOVO CONTENTE.

 

Eu me despeço dos Senhores de trás para frente: SIRVA PESSOAS, CUIDE DOS OUTROS, VALORIZE SUA FAMÍLIA E DE SI MESMO E DE SUA SAÚDE E COLOQUE A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR. 

 

O Salmo 23 diz isso, que a bondade, a misericórdia de Deus me seguirão todos os dias da minha vida.  Coloque os seus olhos e o seu coração em Deus e descanse nessa verdade que nós iremos cantar e celebrar. 

 

Porque a bondade e a misericórdia de Deus vão correr atrás de nós todos os dias. 

 

E desejo que você tenha um ANO NOVO CONTENTE, que a Mais de Cristo tenha um ano contente e cheio de realizações. Até 2024. Amém! 

 

PR. PAULO MAZAREM

MAIS DE CRISTO

31 DEZ. 24



[1] Esta ideia se alinha com a noção de que, enquanto um termômetro (representando o otimismo) simplesmente mede e se ajusta às condições existentes, um termostato (representando a esperança) tem o poder de mudar ou regular o ambiente. Da mesma forma, Paulo, em suas epístolas, frequentemente encoraja os cristãos a não serem meramente passivos ou reativos às suas circunstâncias, mas a serem agentes ativos de mudança, guiados pela fé e esperança. Esta abordagem está em consonância com passagens bíblicas como Romanos 12. 2, onde Paulo aconselha: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Aqui, Paulo está incentivando os crentes a não se moldarem passivamente ao mundo ao seu redor (como um termômetro), mas a serem transformadores ativos de suas realidades (como um termostato), através da fé e da renovação espiritual.

 

[2] serotonina é frequentemente chamada de “neurotransmissor do bem-estar” devido ao seu papel na regulação do humor. Ela ajuda a regular o sono, o apetite, a digestão, a aprendizagem e a memória. Os estudos mostram que níveis adequados de serotonina estão associados a um sentimento de felicidade e estabilidade emocional ao passo que baixos níveis de serotonina estão ligados à depressão, ansiedade e outros transtornos do humor.

 

[3] Adrenalina ou Epinefrina é um hormônio e neurotransmissor associado à resposta de “luta ou fuga” do corpo. Ela aumenta a frequência cardíaca, eleva a pressão arterial e expande os canais de ar nos pulmões. Esse hormônio é liberado em situações de estresse, ansiedade ou medo, preparando o corpo para uma resposta rápida e intensa.

 

[4] Semelhante à adrenalina, a noradrenalina também desempenha um papel na resposta de “luta ou fuga”, ajudando a manter o estado de alerta, a concentração e a resposta a estímulos. A noradrenalina influencia o humor, podendo aumentar a vigília e a prontidão. Também ajuda a regular a pressão arterial.

 

[5] A dopamina está envolvida na regulação do prazer, da recompensa e da motivação. Ela também desempenha um papel importante no controle motor e na coordenação. Níveis adequados de dopamina estão associados a sentimentos de prazer, recompensa e motivação. Porém, baixos níveis de dopamina podem estar relacionados a condições como a doença de Parkinson e a depressão, enquanto níveis excessivamente altos têm sido associados a transtornos como a esquizofrenia.

 

[6] Atitude: Refere-se à maneira como uma pessoa se sente ou pensa em relação a algo, que muitas vezes se reflete em seu comportamento. A atitude pode ser considerada como um estado mental ou emocional subjacente que influencia a maneira de agir de uma pessoa.

 

[7] Conduta: É mais específica e se refere às ações ou ao comportamento de uma pessoa, geralmente consideradas dentro de um contexto moral ou ético. A conduta está mais relacionada a padrões de ação e pode ser julgada com base em normas sociais ou morais.

 

[8] Comportamento: É o termo mais amplo que descreve as ações ou reações de uma pessoa ou organismo, geralmente em resposta ao ambiente ou a uma situação específica. O comportamento pode ser observado e é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo atitudes, crenças, e a conduta.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin