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ONDE ESTIVEREM DOIS OU TRÊS - PERÍCOPE


 TEXTO GREGO

ο γάρ εσιν δύο  τρες συνηγμένοι ες τ μν νομα, κε εμ ν μέσ ατν. (Mt 18. 20)

 

TEXTO TRANSLITERADO:

hou gar eisin dyo ē treis synēgmenoi eis to emon onoma, ekei eimi en mesō autōn. (Mt. 18. 20)

 

TEXTO TRADUZIDO:

“Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18. 20)


         Esse texto tem sido objeto de várias interpretações ao longo do tempo dentro da tradição cristã. Vou descrever algumas das principais interpretações:

 

PRESENÇA ESPIRITUAL DE CRISTO: A interpretação mais comum é que este versículo refere-se à presença espiritual de Cristo quando os cristãos se reúnem para orar ou adorar. Segundo essa visão, a passagem enfatiza a importância da comunidade e da oração conjunta, assegurando aos crentes que Cristo está presente com eles, mesmo em pequenos grupos.

 

CONTEXTO DE DISCIPLINA ECLESIÁSTICA: No contexto de Mateus 18, Jesus está falando sobre a disciplina na igreja e a resolução de conflitos entre os membros. Assim, alguns intérpretes veem essa promessa de presença de Cristo como especialmente relacionada à tomada de decisões comunitárias na igreja, indicando que Ele orienta e apoia as decisões tomadas em conjunto em Seu nome.

 

ENCORAJAMENTO PARA PEQUENOS GRUPOS: Esta passagem também é frequentemente usada para encorajar e validar pequenas reuniões de oração ou estudo bíblico. A ideia é que mesmo quando apenas alguns crentes estão reunidos, sua reunião é significativa e abençoada pela presença de Cristo.

 

CONTRA O LEGALISMO E O FORMALISMO RELIGIOSO: Alguns interpretam este versículo como uma resposta de Jesus ao legalismo ou ao formalismo religioso, indicando que a verdadeira adoração e comunhão não dependem de grandes números ou de cerimônias elaboradas, mas da sinceridade do coração e da fé em Cristo.

 

ASPECTO UNIVERSALISTA: Alguns veem nesta passagem uma mensagem de inclusão e universalismo, sugerindo que onde quer que as pessoas se reúnam em busca da verdade e do amor representados por Cristo, Ele estará lá, independentemente de suas afiliações religiosas específicas.

 

METAFÓRICA OU SIMBÓLICA: Outros podem interpretar o versículo de forma mais metafórica ou simbólica, vendo-o como uma representação da união dos crentes com Cristo e entre si, mais do que uma declaração sobre a presença física ou espiritual literal de Cristo.

 

CONTEXTO JUDAICO DE DUAS OU MAIS TESTEMUNHAS:                       

No contexto judaico e nas leis do Antigo Testamento, a validade do testemunho dependia da presença de pelo menos duas ou três testemunhas (Deuteronômio 19. 15). Isso garantia maior justiça e evitava acusações falsas ou mal-entendidos. A referência de Jesus a “dois ou três reunidos em meu nome” pode ser vista como um eco dessa prática, sugerindo que quando os crentes se reúnem para discernir a vontade de Deus ou tomar decisões na comunidade, o seu acordo coletivo tem autoridade e é apoiado pela presença de Cristo.

 

MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO E O MÉTODO HISTÓRICO-GRAMATICAL

 

método histórico-crítico e o método histórico-gramatical são abordagens distintas, mas complementares, usadas na interpretação de textos bíblicos. Cada um deles pode ser aplicado a diferentes aspectos ou questões dentro da interpretação de passagens como Mateus 18. 20 (“onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”). Vamos explorar como cada método poderia ser aplicado a esta passagem:

 

MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO

 

CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL: Este método investigaria o contexto histórico e cultural de Mateus 18. 20. Os estudiosos poderiam examinar o contexto do judaísmo do Segundo Templo, as práticas e crenças religiosas da época, e como esses fatores poderiam ter influenciado a compreensão original da passagem.

 

FONTES E COMPOSIÇÃO: Análise das fontes que contribuíram para o Evangelho de Mateus. Poderia envolver o estudo das tradições orais, bem como de outros textos que podem ter influenciado o autor, como os outros evangelhos sinóticos (Marcos e Lucas).

 

AUTORIA E AUDIÊNCIA: Investigação sobre quem escreveu o Evangelho de Mateus, quando foi escrito e para qual público. Isso pode ajudar a entender as motivações por trás da inclusão e formulação desta passagem específica.

 

MÉTODO HISTÓRICO-GRAMATICAL

 

Análise Gramatical: Este método se concentraria na análise gramatical do texto de Mateus 18. 20. Isso incluiria o estudo das palavras específicas usadas em seu idioma original (grego), sua sintaxe e como elas se relacionam umas com as outras para formar significado.

 

Contexto Literário e Teológico: Examinar como Mateus 18. 20 se encaixa no contexto mais amplo do Evangelho de Mateus e do Novo Testamento. Isso envolveria olhar para os temas teológicos de Mateus, a estrutura literária do evangelho e como esta passagem se relaciona com outras passagens.

 

Intenção Original e Aplicação: Busca pela intenção original do autor e pelo significado original para a audiência inicial. Neste caso, seria perguntar: O que Mateus estava tentando comunicar aos seus leitores sobre a presença de Cristo e a natureza da comunidade cristã?

Em resumo, o método histórico-crítico procura entender um texto bíblico dentro de seu contexto histórico, cultural e literário mais amplo, enquanto o método histórico-gramatical se concentra mais diretamente no texto em si, seu idioma original, contexto imediato e significado pretendido. Ambos os métodos podem ser aplicados para obter uma compreensão mais completa de passagens como Mateus 18. 20.

 

 

Referências: 

 

TASKER. R. V. G. Introdução e comentário. Mateus. Série Cultura Bíblica. Vida Nova, São Paulo: SP, 2014.

 

CHAMPLIM, R. N. O Novo Testamento Interpretado, versículo por versículo. Mateus. Candeia, São Paulo: SP, 1995. 



[1] Uma perícope é um segmento ou trecho de texto que forma uma unidade completa e independente dentro de um documento maior, frequentemente utilizado em estudos bíblicos para referir-se a uma passagem específica com tema ou narrativa próprios.

 

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