Pular para o conteúdo principal

NEEMIAS


Neemias é o 16º livro da Bíblia, contendo 13 capitulos e 406 versiculos.

O livro de Neemias, capitulo 1 contém 11 versiculos.

Na Bíblia hebraica o livro de Neemias e de Esdras compõem um único volume. É provável que tanto Esdras como Neemias, tivessem participação na autoria do livro.
Por volta do séc.IV d.c., o 2º livro foi chamado por Jerônimo de livro de Neemias.
O livro é composto em 4 partes.

Do Capitulo 1 – 7 “Contém a história de Neemias na babilônia e seus doze anos de governo da Judéia” .

Do Capitulo 8- 10 contém o registro de eventos sob o encargo de Esdras e Neemias, escrito na 3º pessoa

Do Capitulo 11.1 – 12.26 consiste de seis importantes listas de judeus exilados que voltaram para Jerusalém.

Do capitulo 12.27-13,31 “Contém um registro da dedicação dos muros e de certas reformas feitas por Neemias em seu segundo governo da Judéia”.

O objetivo do livro é mostrar o lento processo relacionado com a reconstrução de Jerusalém e a restauração de Israel após o cativeiro babilônico.

Neemias era filho de Hacalias e irmão de Hanani.Ne 1,1.2 O espírito de profecia nos diz que ele estava em “ Suzã”, suzã era a capital do império Persa e ficava aproximadamente 1500 km de distância de Jerusalém.

Ao que tudo indica, Neemias provavelmente nasceu no cativeiro.
Tendo contato com Jerusalém apenas pela oralidade dos patriarcas que perpetuavam ao filhos os ensinos sagrados de Sião.

Uma das lições protológicas que se extrai desse texto é que a distância não pode separar, os filhos de Israel de Jerusalém, a cidade da Paz.

A força do ensino é algo que extrapola dimensões geográfica, Neemias aprendeu sobre Deus sem templo apenas pelo ensino. 

Neemias e seus irmãos

Neemias era um homem bem sucedido porém o êxito em sua vida não foi capaz de apagar a memória de seus irmãos. 

lições: Existem pessoas que na primeira virada de vida, já se esquecem quem eram e das pessoas que lhe ajudaram um dia. Neemias estava bem, porém não descansou enquanto não soube da situação em que se encontravam os seus irmãos.
No versículo 2 b Perguntei-lhes pelos judeus que escaparam e que restaram do cativeiro e acerca de Jerusalém.

Será que temos nos preocupado com aqueles que estão sofrendo, com aqueles que estão confinados a dor e a angústia. Neemias mostra preocupação.

Hanani, lhe responde eles estão em grande miséria e desprezo.       (Neemias 1,3)

A Escritura diz no versículo 4 que "Neemias se assentou e chorou e lamentou por alguns dias, depois disso jejuou e orou perante o Deus dos céus”.

Que exemplo para nós que hodiernamente nos preocupamos somente conosco, vivemos uma fé egocêntrica,  nossa oração tem sido "bendito seja eu entre todos, venha a mim o teu reino e seja feita a minha vontade, aqui na terra somente na terra". (lamentável)


Altruísmo e Empatia, virtudes que operantes na vida de Neemias.


Deus quer que ansiemos por esse tipo de espiritualidade, um espiritualidade de compaixão, de identificação com os excluídos, com os abandonados, com os marginalizados, com que aqueles que o mundo escondeu, não que se esconderam.

O nome de Neemias, expressa o conteúdo interno de sua personalidade , “Neemyah” é Traduzido do hebraico como aquele que consola ou conforta.

Neemias é um tipo do Espírito Santo que foi enviado por Deus para nos confortar e nos consolar. Jo 14,26;

Da mesma maneira que Neemias procurou resgatar a identidade do povo Judeu assim o o Espírito Santo procura resgatar a identidade do povo de Deus.

Neemias foi levantado por Deus 14 anos depois da expedição de Esdras no ano 444 a.c;embora o templo já estivesse funcionando conforme as leis Levíticas a cidade se encontrava ainda abandonada           (Esdras 6.14-16; Nee 1.1,2), os seus muros ainda estavam derribados.

Perceba o templo estava funcionando, mas os muros ainda estavam derribados. O muro era a proteção de qualquer cidade, todos nós nos lembramos das muralhas intransponíveis de Jericó, o muro era o que protegia a cidade de qualquer ataque ou invasão. Jerusalém sem muro, não é Jerusalém,

A lição aqui é riquíssima por que os muros serve de metáfora para descrever aqueles líderes mencionados na teologia paulina cognominados "Mestres", que hoje primam pela defesa da fé, impedindo o avanço de qualquer sofisma teológico (heresias) demolidoras da fé salvadora .

Templo sem muros  (sem apologistas) é igreja sem parrésia (liberdade da palavra), levada por toda sorte de invencionices e Insights supostamente nominados pela alcunha de revelação.

As muralhas tinham portas, muros sem portas são teólogos liberais.
Que ‘demitizam” a palavra de Deus permitindo a entrada de um ensinamento liberalista.

Se você se sente em ruínas, que as suas portas estão queimadas e os seus muros derribados, clame hoje mesmo por Deus.
Chame o confortador o consolador e peça para ele levantar as muralhas derribadas e as portas queimadas da sua experiência cristã.

Neemias orou por quatro meses do mês Quisleu ao mês Nisã..
No verso 5 – 11

Nós encontramos algumas lições dessa oração.

1. Versículo 5      Oração de Adoração
2. Versículo 6- 7 Oração Confessionária. Ver 2 crônicas 7,14
3. Versículo 8 - 11 Oração Memorialista

Paulo Mazarem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin